Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
Esta igreja é um dos elementos da aldeia que foi testemunha remota do município. Edificada no séc. XVI, foi alvo de posteriores obras até aos nossos dias.
Igreja de N. Sra. dos Prazeres
Fachada frontal
Igreja de N. Sra. dos Prazeres
Fachada lateral
Igreja de N. Sra. dos Prazeres
Fachada posterior

Com a Capela de Espírito Santo como vizinha no Largo Espírito Santo, esta igreja foi alvo de obras até aos nossos dias, deixando marcas destas diferentes datas e restando apenas o portal manuelino, a pia batismal e a abóbada da capela lateral, da igreja primitiva.

Descrição

Igreja de N. Sra. dos Prazeres - porta manuelina
Porta

Desenvolvida longitudinalmente, apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor.

A fachada em triângulo com um portal manuelino em arco de volta perfeita, está protegida por galilé quadrada aberta nos três lados por arcos de volta perfeita.

No cimo do telhado da galilé apresenta-se uma janela quadrangular iluminando o coro. Adossada a esta, está a torre sineira.

No interior, as paredes da nave estão revestidas de azulejos azuis e brancos ilustrando episódios do Antigo e do Novo Testamento. A passagem para a capela-mor é feita por um arco de volta perfeita com teto pintado e talha policromada.

Classificação

Desde o ano de 1963, está na lista dos Imóveis de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Aldeia Galega da Merceana, na freguesia Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha.

Coordenadas GPS: N 39 04.871' W 009 06.755'  (39.08118, -9.11258)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Rua Histórica

Rua Histórica - Visitar Portugal

(Distância: 17 m NE)
Esta rua pavimentada numa tentativa da calçada portuguesa faz a ligação entre dois largos igualmente importantes, o do Pelourinho e o da Igreja Matriz.

Capela do Divino Espírito Santo

Capela do Divino Espírito Santo - Visitar Portugal

(Distância: 30 m NW)
Esta capela é dos poucos testemunhos do antigo município desta aldeia. Acredita-se que tenha pertencido à quinta em frente, a qual já existiria no século XVI.

Largo Central

Largo Central - Visitar Portugal

(Distância: 84 m NE)
Palco principal de uma aldeia que em tempos remotos teve um papel importante ao receber o seu primeiro foral de D. Dinis, que fez desta simples aldeia vila e sede da comarca.

Pelourinho da Aldeia Galega

Pelourinho da Aldeia Galega - Visitar Portugal

(Distância: 85 m NE)
Eleva-se sobre um soco de dois degraus circulares, sobre o qual se ergue a coluna e remate. A base é poligonal e talhada no mesmo bloco da primeira parte do fuste.

Igreja da Misericórdia da Aldeia Galega

Igreja da Misericórdia da Aldeia Galega - Visitar Portugal

(Distância: 104 m NE)
Situada na praça central da aldeia, este edifício do século XVI começou por ser durante séculos de privados tendo sido doado à Misericórdia apenas nos finais do século passado.

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 633 m NE)
Na saída da Aldeia Galega da Merceana para a Aldeia Gavinha, a Capela de São Sebastião está situada numa bifurcação da estrada e perdida na sua resenha histórica e cronológica.

Coreto de Merceana

Coreto de Merceana - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
Situado no Largo D. Leonor, este é mais um que persiste no embelezamento do espaço e talvez ainda tenha utilidade na festa em honra da Nossa Senhora da Piedade.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Igreja de Nossa Senhora da Piedade - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
Baseado numa lenda sobre a aparição de Nossa Senhora, foi edificada no séc. XIV esta ermida para preservação e adoração ao culto da imagem a esta Senhora.

Junta de Freguesia da Aldeia Gavinha

Junta de Freguesia da Aldeia Gavinha - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
A Junta está sediada num pequeno largo central da aldeia, sendo a representante máxima desta com uma população de aproximadamente mil e duzentos habitantes.

Fonte Gótica

Fonte Gótica - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
Situada no centro da aldeia, esta fonte gótica apresenta um pequeno tanque, local para onde água caía ao sair da boca.

gif