Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Fachada frontal

Baseado numa lenda sobre a aparição de Nossa Senhora, foi edificada no século XIV uma ermida em invocação à Nossa Senhora da Piedade, para preservação e adoração ao culto da imagem a esta Senhora.

Todavia, e na generalidade, as lendas são depressa sustentadas com o poder do conhecimento e do alastramento da notícia.

 
Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Fachada lateral

Numa das viagens da Rainha Santa Isabel às Caldas da Rainha, pernoitando na Aldeia Galega onde tinha residência, a aldeia de Merceana foi alvo da sua visita que autorizou um novo e sumptuoso templo no lugar da antiga ermida.

Assim, em 1520 edificou-se a nova Igreja da Nossa Senhora da Piedade, acabando por não restar qualquer elemento do primeiro templo. Nos séculos posteriores, esta viria a sofrer bastantes alterações restando apenas as colunas, os arcos e o arco triunfal.

Descrição

Situada no centro da aldeia, a igreja ergue-se com uma planta retangular composta por três naves e capela-mor antecedida por uma ampla galilé e ladeada por duas torres. Esta galilé é formada por cinco arcos, com o central mais largo e em arco abatido, sendo os restantes, dois frontais e dois laterais, em arcos de volta perfeita.

Os três arcos centrais são encimados por três janelas com guarda de ferro. Um friso separa do remate com as torres sineiras, rematadas por quatro pináculos e coberturas bolbosas.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 05.619' W 009 06.727'  (39.09365, -9.11212)

Temas / Tags

Aldeia Galega da Merceana, publicado em por