No centro da população face à estrada que a corta e liga a Porto de Mós, a atual Igreja Matriz é fruto de muitas campanhas de obras que a transformaram e alteraram dos seus traços de origem.

História

Igreja Paroquial de Alqueidão da Serra
Igreja Paroquial de Alqueidão da Serra
Igreja Paroquial de Alqueidão da Serra

Numa destas campanhas o pórtico da entrada principal que se situava orientada a sul foi deslocado para norte.

Igreja Paroquial de Alqueidão da Serra

Construída no lugar de um antigo templo religioso dedicado a São José, a igreja construída só teve ordem para ser celebrada a primeira missa em 1620. Assim se manteve até 1860, ano em que o Pároco de então promoveu as campanhas de obras que originaram na maior transformação do templo, tendo estas intervenções terminado em 1899. Entre 1965 e 2005 realizaram-se outras campanhas de obras pouco estruturais.

Descrição

Igreja Paroquial de Alqueidão da Serra

Desenvolvida no sentido sul/norte, com o portal principal orientado para o segundo ponto, a igreja apresenta uma planta retangular composta por nave e capela-mor, estando adossada a esta no lado esquerdo a sacristia e a torre sineira quadrangular no lado direito, na mesma posição da fachada principal.

Esta, delimitada por cunhais de pilastras, termina em frontão triangular com dois pináculos laterais. Os rasgos do portal e janela são em verga reta, sendo o portal ladeado por duas colunas que servem de base a um frontão triangular, com dois pináculos piramidais nas laterais. Está encimada pela janela que ilumina o coro alto.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 36.969' W 008 47.019'  (39.61615, -8.78365)

Temas / Tags

Alqueidão da Serra, publicado em por