Capela de S. Martinho
Capela de S.Martinho - placa
Capela de S. Martinho - placa descritiva

A Capela de S. Martinho é um templo funerário familiar que foi edificado por Pero Fernandes, não se sabendo ao certo a data de construção. Pensa-se que terá sido entre 1320 e 1331, tendo havido duas fases distintas da construção, por se notarem capitéis e mísulas distintas.

Não havendo sinais de ter sido destruída pelo terramoto de 1755, ao contrário de outros edifícios da região, entende-se que a estrutura desta capela terá sido consolidada. A parede norte foi fortalecida e o pórtico original deslocado para um ponto mais estável. Do mesmo modo foi remodelada toda a fachada e abóbada, tal como a cornija em que todo o telhado é sustentado.

Capela de S. Martinho - teto

Na frontaria da capela merece destaque o pórtico ogival sobre capitéis e uma inscrição gótica. No interior, a abóbada nervada cobre a nave única e nela estão três túmulos a que se juntam outros dois túmulos no exterior.

Uma placa no exterior da capela informa que a mesma é propriedade do Visconde de Sacavém, e outra descreve ainda que "A decoração dos capitéis do pórtico com bolotas e folhas de carvalho remetem-nos para a vida rural do mês de Novembro.".

Capela de S. Martinho - Presépio

Durante a visita a esta capela decorria o evento "Óbidos Vila Natal 2015", estando por isso no interior um presépio em exposição.

Esta capela, único exemplar na vila de Óbidos da época medieval, está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 39 21.654' W 009 09.441'  (39.36090, -9.15735)
Óbidos, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes