Santuário da Nossa Senhora da Nazaré
Santuário da Nossa Senhora da Nazaré
Santuário da Nossa Senhora da Nazaré
Santuário da Nossa Senhora da Nazaré - nave
Nave - altar-mor

O Santuário da Nossa Senhora de Nazaré deveu-se ao facto de estar ligado à "Lenda da Nazaré", e por conseguinte à maior devoção dos habitantes e também dos próprios Monarcas da altura, fazendo assim com que este seja o primeiro Santuário a surgir em Portugal.

Santuário da Nossa Senhora da Nazaré - altar-morSantuário da Nossa Senhora da Nazaré - coro e órgão de tubosSantuário da Nossa Senhora da Nazaré - naveSantuário da Nossa Senhora da Nazaré
Altar-mor, nave - coro e lateral

Aqui nasceu uma pequena Igreja em 1377, a mando de D. Fernando para poder receber e alojar a imagem de Nossa Senhora e o grande número de peregrinos que a visitavam. Foi por isso necessário uma ampliação deste mesmo templo, sofrendo obras nos reinados de D. João I, D. João II e finalmente D. Manuel.

Imagem da Nossa Senhora da NazaréImagem da Nossa Senhora da Nazaré
Imagem de Nossa Senhora da Nazaré

A planta apresenta-se em cruz latina de uma nave única, possui um coro alto que avança em dois corpos sobre a nave, e quatro altares laterais. A fachada da Igreja é apresentada por duas janelas do coro encobertas por um frontão do arco principal, a que se sobrepõem as duas torres rematadas por pináculos e por cúpula oitavada e por um relógio ao centro.

Santuário da Nossa Senhora da Nazaré - paredes e teto de azulejosSantuário da Nossa Senhora da Nazaré - paredes e teto de azulejosSantuário da Nossa Senhora da Nazaré - paredes e teto de azulejos

A fachada da igreja é um pouco apagada por uma outra fachada, que é antecedida por uma fabulosa escadaria semicircular, seguido por uma arcaria que tem continuidade nos alçados de dois edifícios anexos abertos por vãos regulares e simétricos.

Santuário da Nossa Senhora da NazaréSantuário da Nossa Senhora da Nazaré - interiorSantuário da Nossa Senhora da Nazaré - interiorSantuário da Nossa Senhora da Nazaré - interior

Também é de referir a sacristia com uma dimensão relativamente pequena que absorve uma imponente quantidade e qualidade de obras de arte, e as ligações para esta da capela-mor estão todas forradas com azulejos azuis e brancos.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 39 36.329' W 009 04.585'  (39.60548, -9.07642)

Temas / Tags

Nazaré, publicado em por