Lapa dos Dinheiros é uma freguesia do concelho de Seia, do qual dista aproximadamente 6 Km. Fica situada na encosta do lado norte da Serra da Estrela e tem como povoações mais próximas S. Romão (4 Km) e Valezim (4 Km).

Descrição

Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
Praia Fluvial

Devido à sua situação geográfica privilegiada, mais parecendo uma varanda na encosta da Serra, a paisagem que dela se avista é tão vasta e deslumbrante, que se perde no horizonte vislumbrando até o Caramulo e a Lousã.
Em termos históricos, esta terra terá sido habitada em primeiro lugar por pastores que aqui guardavam as suas ovelhas e cujas casas seriam umas grutas naturais, cavadas nas rochas, que davam pelo nome de “lapas”. Assim teve origem o termo “lapa”.

Segundo a lenda, D. Dinis ao passar por esta região pernoitou no povoado. A população sentiu-se tão honrada que decidiu oferecer-lhe um jantar. O rei ficou tão impressionado com a hospitalidade, que lhes perguntou como é que eles tinham conseguido fazer um jantar tão farto. Eles terão respondido “com os nossos dinheiros”.

Então o rei ordenou que a partir daquele dia a aldeia passasse a chamar-se Lapa dos Dinheiros.

Na época das Inquirições de D. Afonso III, a povoação pertencia ao termo do Sabugueiro, passando mais tarde para o de S. Romão, do qual conseguiu a independência apenas em 18 de Dezembro de 1987, pertencendo desde então ao concelho de Seia.
Apesar dos efeitos da desertificação, nos últimos anos a Lapa dos Dinheiros tem-se desenvolvido de modo surpreendente.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 23.125' W 007 41.837'  (40.38542, -7.69728)

Temas / Tags

Lapa dos Dinheiros, publicado em por