Esta igreja faz parte de um conjunto que inclui um convento e um cruzeiro, classificados como Imóvel de Interesse Público.

Igreja

Igreja do Convento de Sacaparte
Capela

Esta igreja faz parte de um conjunto que inclui um convento e um cruzeiro. O primeiro elemento atualmente existente data possivelmente do século XVIII, sendo obra da Congregação de S. Camilo de Lelis, ou Ordem dos Clérigos Agonizantes.

No alçado norte existe uma interessante janela-oratório, de planta trapezoidal, adossada à nave.

No interior, o destaque principal vai para dois retábulos em talha dourada e para o retábulo-mor. Na parede por trás do altar foram recentemente encontrados restos de frescos, que podem ser acedidos por duas pequenas portas.

Convento

Ruínas do Convento de Sacaparte
Ruinas do Convento

Este é o segundo elemento do conjunto de Sacaparte. Construído no século XVIII, foi ocupado por monges dedicados ao apoio de doentes e peregrinos e, mais tarde, seminário e estabelecimento de ensino médico.

Como tantos outros estabelecimentos, foi abandonado em 1834 com a expulsão das Ordens Religiosas. Atualmente apenas permanecem de pé as paredes dos dois pisos.

Um laboratório existente no edifício foi retirado pela autarquia, para assegurar a preservação.

Cruzeiro

Cruzeiro do Convento de Sacaparte
Cruzeiro

Não há indicação de qualquer referência ou documentação escrita sobre este cruzeiro, apenas que pertence ao conjunto de três elementos Sacaparte.

Classificação

Os três elementos, a igreja, o convento e o cruzeiro, estão classificados como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 23.739' W 006 53.661'  (40.39565, -6.89435)

Temas / Tags

Alfaiates, publicado em por