Castelo Velho de Alcoutim
Castelo Velho de Alcoutim
Ruinas do Castelo Velho

A norte da vila o Castelo Velho, também denominado como Castro de Santa Bárbara, está situado no ponto mais alto da vila, tido como o ponto mais estratégico da defesa, numa das vistas mais maravilhosas sobre a zona. Estas condições foram aproveitadas pelos muçulmanos aquando da ocupação, mantendo uma singularidade de estruturas militares islâmicas mais importantes do Algarve, como a estrutura existente que mantém a tendência muçulmana.

Castelo Velho de Alcoutim
Castelo Velho de Alcoutim
Ruinas com vista para o rio Mondego

Uma estrutura sem data defenida mas com um período cronológico, devendo-se a várias campanhas aqui existentes. Segundo as teorias dos estudiosos, o castelo tem uma semelhança ao de Alicante (este construído no século X), integrando-se na perfeição numa tipologia de castelos da Dinastia Árabe dos Omíadas. A ideia é reforçada pela morfologia utilizada na construção com base de "pedra solta irregular" com pedras argamassadas com terra, típico das obras militares Omíadas.

Formada por dois recintos, ambos retangulares, em que um deles corresponde à alcáçova que integra torres quadrangulares e retangulares, com a particularidade de nenhuma delas estar posicionada em ângulo. O segundo é formado por uma linha de muralhas que se desenvolve ao longo da encosta para proteção do povoado.

Castelo Velho de Alcoutim
Ruinas

Abandonado no século XI e não vindo a servir para o que esteve na sua origem, conduziu a que na época da reconquista do Algarve e com os novos poderes Cristãos, privilegiassem outra e atual vila de Alcoutim, exigindo-se um novo castelo.

Este velho e arruinado castelo está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 37 28.848' W 007 28.326'  (37.48080, -7.47210)
Alcoutim, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes