Pode estar relacionada com a proximidade da residência dos Condes, e que o dono recebeu o título no dia 13 de junho, dia de Santo António.

Origem da Capela

Capela de Sto. António
Envolvente da Capela
Capela de Sto. António
Frontaria da Capela

Não há muito a dizer sobre este pequeno templo religioso, inclusivamente sobre a data de edificação.

Acredita-se que esteja relacionada com a proximidade da residência dos Condes, e que o dono recebeu o título no dia 13 de junho, dia de Santo António. Razões suficientes para colocarem a edificação no período dos finais do século XVI e inícios do XVII e com a denominação do mesmo santo, servindo de templo privado dos Condes.

Estrutura

Capela de Sto. António
Nicho de
Santo António

Com uma planta retangular, de uma só nave, serve de anexo a sacristia, no lado esquerdo. No lado contrário possui um nicho com a imagem do Santo António.

A fachada principal é simples, apenas com o rasgo do portal em verga reta encimado por um nicho, no qual ao centro possui quatro ranhuras ovais. Atualmente este templo alberga o Núcleo Museológico de Arte Sacra.

Localização

Situado sobranceiro ao rio, faz parte de um conjunto de cinco elementos existentes na Av. Duarte Pacheco, como a Igreja Matriz, a Muralha do séc. XVII, a Casa dos Condes e um pouco mais afastada a Alfândega.

Coordenadas GPS: N 37 28.290' W 007 28.277'  (37.47150, -7.47128)
Alcoutim, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes