Acredita-se que a Igreja Matriz de Monte do Trigo, Igreja de São Julião, remonta ao primitivo edifício da época medieval, sendo substituída por uma outra do século XVI.

Descrição

Igreja Matriz de Monte do Trigo
Igreja, Cruzeiro
e Recinto
Igreja Matriz de Monte do Trigo
Teto da Galilé
Igreja Matriz de Monte do Trigo
Centro do Teto

A atual Igreja Matriz de Monte do Trigo resume-se simplesmente a uma edificação do século XX e, com esta construção ou reconstrução, as memórias históricas e cronológicas deste templo acabaram por desaparecer.

Possivelmente sem qualquer interesse numa possível reconstrução histórica deste templo religioso, igualmente desaparece a importância de relevo que a Igreja Matriz possa ter como referência para a localidade.

Acredita-se que a Igreja Matriz de Monte do Trigo, também conhecida como Igreja de São Julião, remonta ao primitivo edifício da época medieval, sendo substituído por um outro do século XVI. Este acabou também por ser substituído por uma outra edificação dos anos quarenta do século passado.

Por isso, é considerada como um exemplar paradigmático da arquitetura religiosa do Estado Novo, e mantendo uma simbologia existente na região alentejana da introdução da nártex.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 23.774' W 007 42.820'  (38.39623, -7.71367)
Monte do Trigo, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes