Centro histórico
Centro histórico

Uma vila pequena em que o centro histórico se confunde com a própria localidade, estas fotos são com certeza as dos locais mais centrais deste povoado.

Sob as linhas predominantes da conjugação do branco com o azul, pertence a uma parte que só está disponível para os peões. Estes podem usufruir tranquilamente das suas lojas de tapetes que, porta sim, porta sim, mostram o cardápio de tapetes de todos os tamanhos, feitios e cores, usando unicamente o mesmo tipo de ponto.

Todo este pequeno percurso é feito sob panos a imitar toldos, que se ligam às casas, convidando o visitante a percorrer as ruas dando a indicação de que Arraiolos se situa na zona mais quente de Portugal, que por vezes atinge os cinquenta graus.

Assim, no seu devagar e à sombrinha, o visitante vai ter à principal praça da vila, a do Município, onde finalmente pode refrescar-se na esplanada do café, com os Paços do Concelho em frente e à sua direita pode observar o Centro Interpretativo dos Tapetes de Arraiolos. Mais à direita vê a associação dos fabricantes destes mesmos tapetes, com a presença do Pelourinho mesmo à frente deste edifício.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 43.531' W 007 59.077'  (38.72552, -7.98462)
Arraiolos, publicado em por