Igreja da Misericórdia de Góis
Igreja da Misericórdia de Góis
Já quase no declinar do século XVI, nomeadamente em 1598, a Igreja da Misericórdia foi fundada com a contribuição do povo, entretanto com muitas alterações.
Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia

Esta igreja sofreu bastantes alterações que transformaram a original, não se sabendo contudo ao certo as datas e tipo de alterações.

Próximo da cisterna e fontanário do Pombal no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, este edifício que teve a sua edificação no século XVI acaba por se transformar num edifício do século XIX.

Exterior e Fachada

Igreja da Misericórdia
Lateral
Igreja da Misericórdia
Frontal

Orientada numa planta longitudinal, é formada por uma nave única e capela-mor semicircular. À direita está adossada a Casa do Despacho e a sacristia.

Com uma fachada atípica, não muito comum nos templos religiosos da Irmandade, tem na sua fachada central a porta em verga de arco perfeito encimada pelo brasão da Misericórdia. Por cima uma janela redonda, um relógio e, a finalizar, uma sineira.

Interior

Igreja da Misericórdia - interior
Nave - Altar-mor
Igreja da Misericórdia - interior
Nave - Coro

O interior é de uma simplicidade, apresentando um coro-alto e duas varandas a ladear em todo o comprimento da nave.

Capela-mor

Igreja da Misericórdia
Nossa Senhora
da Conceição

O arco triunfal separa-a da capela-mor semicircular, e apresenta duas imagens em madeira. A mais pequena é de Santa Rita, do século XVI. Ao centro, em cima do altar, está a imagem de Nossa Senhora da Conceição do século XVIII.

Localização

Este ponto está situado na localidade Góis, na freguesia Góis.

Coordenadas GPS: N 40 09.266' W 008 06.611'  (40.15443, -8.11018)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Largo Central

Largo Central - Visitar Portugal

(Distância: 11 m NE)
Atualmente de seu nome Francisco Inácio Dias Nogueira, era no seu passado conhecido como de Largo do Pombal, o único da vila de Góis.

Fontanário do Pombal

Fontanário do Pombal - Visitar Portugal

(Distância: 40 m NE)
Junto da cisterna e ambos os elementos a funcionar no mesmo sentido de fornecimento de água à população, é conhecida, com a cisterna, como Pombal.

Cisterna do Pombal

Cisterna do Pombal - Visitar Portugal

(Distância: 43 m NE)
Na parte histórica de Góis, no largo principal da vila, encontra-se um elemento fundamental de fornecimento de água à comunidade. De nome Pombal, esta Cisterna é do século XVI.

Edifício dos Paços do Concelho

Edifício dos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 84 m NW)
Conhecido como Casa da Quinta, a qual dá o nome à rua que a ladeia em sentido ao Largo Principal, este edifício é mais um belo exemplar de residência senhorial.

Igreja Matriz de Góis

Igreja Matriz de Góis - Visitar Portugal

(Distância: 119 m SW)
Com a denominação de Santa Maria Maior, este templo religioso, edificado em 1415, encontra-se no ponto mais alto do extremo sul da vila.

Junta de Freguesia de Góis

Junta de Freguesia de Góis - Visitar Portugal

(Distância: 122 m NE)
A segunda maior instituição de Góis, uma vez que esta localidade é concelho e por isso tem uma Câmara Municipal, a Junta de Freguesia está instalada numa antiga escola primária, transformada para esse efeito.

Ponte Real

Ponte Real - Visitar Portugal

(Distância: 145 m NW)
Como o nome indica, a ponte é real devido a que esta edificação se realizou no período e consequentemente a mando do Rei D. João III, em 1533, como atesta o alvará de abril desse mesmo ano.

Praia Fluvial

Praia Fluvial - Visitar Portugal

(Distância: 155 m W)
Uma vila beirã, nas encostas da Serra da Estrela, convida a quem a visita a banhar-se nas águas frescas do rio Ceira, nomeadamente no verão quando atinge verdadeiros picos de calor.

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 201 m W)
A capela com uma planta hexagonal centralizada, tem na fachada principal o portal em verga reta ladeado por pilastras duplas e encimado por uma cartela com volutas.

Capela do Castelo

Capela do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 262 m W)
Com uma resenha histórica quase inexistente no património da vila, tudo indica que começou por ser uma ermida de seu nome Nossa Senhora da Assunção.

gif