Entrada da Aldeia
Entrada da Aldeia
Fonte da aldeia
Fonte da aldeia

A situação da aldeia de Talasnal permite ao visitante poder escolher para ser a última como a primeira a ser visitada. Tal como Candal, aqui também pode levar o carro às portas da aldeia. Antecede-lhe um largo para o estacionamento e de seguida para um outro largo que lhe permite o início da visita à aldeia.

Nas costas deste largo surge-nos a única fonte da aldeia e, se precisar, restabeleça-se de água, dando-lhe depois a escolher qual o caminho a seguir. Como é uma aldeia em declive, poderá, se assim o preferir, subir primeiro porque permite-lhe depois uma saída mais fácil.

Rua Principal
Rua Principal
Rua Principal
Rua Principal
Rua Principal
Rua Principal

Se resolveu subir primeiro, passados poucos metros vai encontrar uma bifucação, mas não vá pelo caminho mais fácil. Siga o mais difícil e vá pelas escadas fortelecendo os seus músculos e contribuíndo para um corpo saudável. Mas para isso não se esqueça da garrafa de água, pois a subida é íngreme e grande, mas não se admire pois acabou de entrar na rua principal.

Por entre casario e com um verdadeiro lote de escadas, a satisfação vai ser compensada para quando lá chegar pois poderá ter uma visão parcial e aqui começa a delinear uma imagem que terá da aldeia.

Casario e Rua
Rua Principal
Casario e Rua
Casario e Rua
Casario e Rua
Casario e Rua

Chegado lá cima, agora não se preocupe pois será mais fácil e seguindo um lema em que "a descer todos os santos ajudam", com o cuidado para não cair, pois se isso acontecer vai chega ainda mais depressa cá a baixo. De qualquer maneira, não se preocupe muito em chegar cá a baixo, pois vai ver-se confrontado com alguns verdadeiros labiríntos, num corropio de subir e descer escadas numa percentagem muito maior que os planos.

Casario e Rua
Casario e Rua
Casario e Rua
Casario e Rua

Contudo nem vai dar por isso, porque a satisfação vai ser tanta que nem se vai importar ao ver tanta beleza do casario que na sua maioria são para alojamentos, a fazer quase desaparecer as ruelas estreitas e levando concerteza o visitantes a algum ponto. Não se esqueça que nestes labirínto de ruelas, quelhas e becos encontrará espaços para fazer uma pausa e consumir qualquer coisa, alimentando o corpo para poder continuar na sua exploração.

Lojinha Ti Joana
Lojinha Ti Joana

No seu verdadeiro entusiasmo de quem está a gostar de fazer este verdadeiro cross, não se esqueça, se ainda não passou pela lojinha da "Ti Joana", de passar por lá e comprar uma ou umas recordações para aquelas pessoas amigas que ficaram em casa, ou até mesmo para si, para poder comprovar que esteve na Aldeia de Xisto do Talasnal.

 
Casa da Ti Rosário
Casa da Ti Rosário
Casa da Ti Rosário
Casa da
Ti Rosário

Se no final da visita o estimado visitante achar que, por qualquer razão, deve passar a noite ou noites, o alojamento não lhe falta mas a Casa da Ti Rosário poderá ser a melhor escolha, pois tudo indica que esta casa é das mais seguras ou a mais segura, com a indicação de uma fechadura dupla.

Talasnal, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Os Mais Vistos


Lapa de Santa Margarida
Portinho da Arrábida, Setúbal

Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho

Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Castros


Antigo castro
Lagarelhos, Chaves

Castelo Velho
Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa

Castelo de Mós
Mós, Torre de Moncorvo

Estilo Gótico

Estilo Manuelino

Igreja e Hospital da Misericórdia


Imóvel de Interesse Público

Marcos Miliários


Geira
Campo do Gerês, Terras de Bouro

Marco Miliário
Reigoso, Montalegre

Marco Miliário
Viade de Baixo, Montalegre

Marco Miliário XII
Oliveira de Azeméis

Monumento Nacional


Anta da Agualva
Agualva-Cacém, Sintra

Anta da Barrosa
Vila Praia de Âncora, Caminha

Anta de Santa Marta
Santa Marta, Penafiel

Sé Catedral

Século XVI

Recentes