Vista Geral da Lousã
Vista Geral
Vista Geral da Lousã
Vista Geral
Vista Geral da Lousã
Vista Geral

São as vistas da Vila da Lousã de três pontos diferentes, sendo uma destas fotos que nos indica que esta vila está situada na Serra da Lousã, tendo contribuído para o desenrolar da história de Portugal. Estando considerado em tempos remotos como o eixo fronteiriço entre o Condado Portucalense e o território ocupado pelos muçulmanos, a presença do homem nesta região remonta no entanto um pouco mais ao passado, quando a Península Ibérica estava sob o domínio do Império Romano.

Todavia, só em 943 é que aparece um topónimo com o nome de Arauz a que na atualidade se refere ao local onde foi erguido o Castelo de Arouce, sendo nesse tempo a povoação mais importante da região. Este local era denominado como o território de Arouce e do qual o castelo tomou o nome, acabando por se tornar numa realidade totalmente distinta da Lousã e Vilarinho. O território de Arouce foi contemplado por D. Afonso Henriques com um foral, decorria o ano de 1151. Um outro documento régio referido à Lousã e Vilarinho em 1160 veio comprovar essa realidade.

A povoação da Lousã despertou para a prosperidade a partir do séc. XVIII quando se deu a industrialização do papel, trazendo por isso o desenvolvimento em que nesta pacata vila começaram a ser traçados os arruamentos e com elas as novas edificações, salientando-se as das famílias nobres. Entretanto seguiram-se-lhes outras indústrias, tendo o ponto alto em 1906 com o caminho de ferro.

No início do século XIX a Lousã acaba por sofrer um duro golpe com as Invasões Francesas, principalmente na terceira invasão quando os exércitos comandados por Massena estavam de retirada, não deixando ao acaso e levando consigo fundos que se traduziam em pilhagens de tudo com que se deparavam.

Passadas as Invasões, a Lousã retornou à sua pacatez de vila, no caminho do desenvolvimento das existentes e de outras industrias, começando com o perímetro urbano a ser alargado. Atualmente a vila da Lousã é constituída por uma população de cerca de dezoito mil habitantes.

Lousã, publicado em por