Casa de Cima
Casa de Cima
Casa de Cima
Portal
central
Casa de Cima
Casa de Cima

Igualmente conhecida por Quinta do Cano ou Casa da Rua Nova, esta pertence também ao centro histórico da vila. Tal como a casa que se encosta a este edifício é do século XVIII, uma casa solarenga urbana que foi edificada para servir de residência dos Condes de Arouce.

Mantendo a planimetria do século XVIII, segue por isso uma planta retangular de dois pisos e de três panos, com dois desses a manterem uma uniformidade. Dividido por pilastras, o pano central é o correspondente à entrada da casa. Os rasgos são apresentados no piso térreo pela porta central, de moldura em arco abatido, estando ladeado por duas pequenas janelas quadradas. Está encimado por um pequeno brasão da família dos Condes de Arouce e este por uma janela ovalada. Por sua vez, esta está ladeada por duas janelas, também em moldura de arco abatido.

Nos restantes panos, no segundo piso as janelas apresentam-se como as do pano central, com o piso térreo a ser diferenciado num dos panos por uma porta e no outro por uma janela de dimensões médias.

Coordenadas GPS: N 40 06.593' W 008 14.715'  (40.10988, -8.24525)
Lousã, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes