Sinalética
Casario
Sinalética
Sinaletica

Passando a Capela de Nossa Senhora de Fátima, temos o pequeno percurso rodeado de natureza até à entrada da aldeia. Aqui nos defrontamos com dois sentidos, onde podermos observar à nossa frente algo que nunca imaginámos existir neste género de aldeia e que a torna diferente de todas as outras. Trata-se de uma sinalética em muito bom estado a condizer com o xisto. Nesta sinalética, a maior parte das indicações são de alojamentos.

Casario
Casario
Casario
Casario
Casario
Casario
Casario com aquecimento
Casario

Seguindo o caminho da direita, entramos num sentido descendente da aldeia levando o visitante ao extremo da localidade. Podemos observar, para além das habitações, o trabalho desenvolvido pelos engenheiros no assentamento da escadaria nas suas curvas e contra curvas, o que leva o visitante ao extremo, um pequeno largo com habitações de alojamento, tendo estas um aquecimento exterior central.

Uma vez chegado ao extremo da aldeia vai começar o verdadeiro martírio para os visitantes que não estão em forma, pois a partir deste ponto entram no sentido ascendente. Contudo, mesmo para os não preparados fisicamente, vão ter uma agradável surpresa porque, quando derem por si, estarão no outro extremo.

Biblioteca
Biblioteca
Biblioteca
Placa

Sem dúvida que esta via esquerda é constituída por um verdadeiro sentido cultural, transformando esta aldeia num caso inédito com instalações para realização de fóruns. Assim, continuando o percurso sobre as ruas / escadarias estreitas, ladeadas pelas casas de xisto, o visitante já cansado pelas muitas escadas pode aqui fazer a sua primeira paragem para descansar, entrando na biblioteca.

Café Videira
Café
Café Videira
Placa
 
Galeria
Galeraria

Se já descansou o suficiente e quer prosseguir, pois então faça-o pois mais acima vai encontrar outra supresa, uma galeria que faz paredes meias com o único café. Neste local o visitante tem duas escolhas, parar para dar uma vista de olhos na galeria e de seguida entrar no café para algo que queira consumir (único local para comer ou beber) ou então continuar o seu percurso.

 
Casa das Escadas
Casa das
escadas

E se resolveu continuar fez muito bem porque se irá instalar na Casa das Escadas onde poderá descansar, guardando a visita da aldeia e arredores para mais tarde. Caso contrário, se não ficar alojado neste alojamento local, tem a possibilidade de outra escolha e querer ficar na Casa do Forno, mas para isso terá que subir mais umas escadas.

 
Casa do Forno
Casa do Forno
Casa do Forno
Placa
Forno das Broas
Forno das Broas
Forno das Broas
Placa

Pois bem, se não escolheu nenhum destes alojamentos e está na aldeia para simples visita, deve continuar o passeio porque vai de encontro ao Forno das Broas, o único da aldeia. E aqui, com o forno comunitário, termina a visita à aldeia, tendo por obrigação que voltar para trás, pois o caminho que fez é o mesmo para a saída.

Temas / Tags

Cerdeira, publicado em por

 


Nossa Senhora de Fátima

Os Mais Vistos


Lapa de Santa Margarida
Azeitão, Setúbal

Igreja de S. Simão
Azeitão, Setúbal

Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho

Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Câmara Municipal

Estilo Barroco

Imóvel de Interesse Público


Miradouros


Achada do Teixeira
São Jorge, Santana

Albufeira da Caniçada
Rio Caldo, Terras de Bouro

Alto do Senhor da Boa Morte
Vila Franca de Xira

Arco Triunfal da Rua Augusta
Santa Maria Maior, Lisboa

O Românico na Europa e em Portugal


Antigos Paços do Concelho
Castelo Novo, Fundão

Capela das Almas
Viana do Castelo

Capela de Fandinhães
Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses

Pontes Romanas


Ponte Romana
Idanha-a-Velha, Idanha-a-Nova

Ponte Romana
Vide, Seia

Ponte Romana
Aldeia da Ponte, Sabugal

Ponte Romana
Vermiosa, Figueira de Castelo Rodrigo

Século XII

Século XVI


Torre Sineira


A nossa Igreja
Freches, Trancoso

Antiga Igreja Matriz
Vila Pouca de Aguiar

Antiga Matriz de Alcoentre
Alcoentre, Azambuja

Antigos Paços do Concelho
Castelo Novo, Fundão