Capela de Nossa Senhora de Fátima
Capela

A cerca de duzentos metros da entrada da aldeia encontramos este pequeno templo religioso dedicado a Nossa Senhora de Fátima, sendo este uma substituição de um outro que em tempos remotos ali existiu.

Remonta a um tempo mais antigo em que as aldeias partilhavam estes templos religiosos, numa proporção de três aldeias para uma capela, prática adotada entre as aldeias serranas. Neste caso a aldeia de Cerdeira partilhava com as de Silveiras de Cima e a de Baixo.

Inicialmente era dedicada a S. Lourenço, mas mais tarde a imagem seria transferida para outro templo que as aldeias de Silveiras construíram, devido ao estado de degradação deste, até mesmo a chegar ao ruinoso.

 

Capela de Nossa Senhora de Fátima
Interior
Capela de Nossa Senhora de Fátima
Interior

Entretanto, e perante tal situação, os habitantes de Cerdeira optaram também pela construção de um novo templo a ser Nossa Senhora de Fátima o Orago da aldeia.

Descrição

A existência desta remonta ao ano de 1950, de uma construção simples, em que a fachada apresenta três rasgos de molduras retas constituídos por uma porta com duas janelas a ladear e encimada por uma sineira. É antecedida por uma galilé.

No interior, igualmente simples, a parede de fundo tem três nichos, com Nossa Senhora de Fátima no central.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 05.639' W 008 11.750'  (40.09398, -8.19583)

Temas / Tags

Cerdeira, publicado em por