Vista de Candosa
Vista da aldeia

Candosa é uma aldeia tipicamente serrana, a 15Km da vila de Góis, onde é mais forte a simbiose entre as gentes e a natureza, com uma vasta diversidade de valores culturais e costumes. É uma aldeia diminuta em número de habitantes, mas rica em história e grande em formosura e potencialidades, sendo o Rio Ceira o elemento que lhe dá mais beleza. O seu trajecto em conjunto com a Ribeira do Carvalhal a torna numa linda península, única na região.

Situada na margem esquerda do rio Ceira, é composta por uma mistura de casas, em sua grande maioria de pedra com telhados de xisto, embora algumas rebocadas. Contém variados factores atractivos tais como um moinho movido a água, um lagar tradicional, que trabalha através de um sistema de varas, datado do ano 1860, uma ponte de estilo românico e outra em madeira.

Tem ainda uma capela isolada no ponto alto da aldeia com vista para o harmonioso vale e casas rústicas da antiga aldeia de Candosa, sendo agora utilizadas para guarida de animais (cabril).

A natureza que a envolve também não é excepção, com espécies de flora raras como azevinhos, azereiros, sobreiros, ervideiros, entre outras, e caminhos antigos à beira rio com paisagens deslumbrantes.

A aldeia orgulha-se da sua gente, tem um produtor de mel, um antigo artesão de colheres de pau e pessoas simpáticas e acolhedoras.

O tempo passou mas as características mais importantes e mais marcantes de Candosa permaneceram vigorosas. Para a conhecer, há que mergulhar profundamente nas suas raízes, apreciar a sua cultura e compreender a mentalidade da sua gente, deixando-se embrenhar no seu encanto natural.

Candosa, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Os Mais Vistos


Lapa de Santa Margarida
Portinho da Arrábida, Setúbal

Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho

Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Estilo Maneirista

Imóvel de Interesse Público

Senhor Jesus


Alto do Senhor da Boa Morte
Povos, Vila Franca de Xira

Basílica da Estrela
Estrela, Lisboa

Bom Jesus das Mós
Carvalheira, Terras de Bouro

Século XIII


Século XIX

Século XV

Século XVIII

Torre Sineira


A nossa Igreja
Freches, Trancoso

Antiga Igreja Matriz
Vila Pouca de Aguiar

Antiga Matriz de Alcoentre
Alcoentre, Azambuja

Recentes