Paço de Maiorca
Paço de Maiorca

Também conhecido como Paços dos Viscondes de Maiorca, está situado no centro da vila, erguendo-se sob um plano de poder e relevo social que dá a este majestoso edifício um caráter emblemático de performance de Palácio rural.

Edifício dos finais do século XVII e início do século XVIII, foi começado a ser construído por João Vaz da Cunha, com a sua finalização a ser orientada pelo seu filho Vaz da Cunha e Sá. Com a particularidade do século XVIII, o edifício desenvolve-se no comprimento, de dois pisos separados por um friso e de três panos divididos por pilastras. O central, com a sua porta principal, evidencia-se dos outros dois panos laterais, com o da esquerda mais reduzido em duas janelas que o da direita.

As janelas do piso nobre formam-se em arco abatido rematado por cornijas também em arco abatido. O pano central é formado pela porta principal em arco abatido com frontão de lanços contracurvados, ladeada por duas janelas que seguem a simetria das outras. Este pano central termina com um frontão triangular com o brasão dos Cunha e Melo centrado. As pilastras terminam em pináculos. A entrada é acessível através de uma escadaria em leque.

Este majestoso Palácio está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 40 09.916' W 008 45.328'  (40.16527, -8.75547)

Temas / Tags

Maiorca, publicado em por