Fonte da Manga
Fonte da Manga
De momento a fonte é o elemento de destaque, todavia esta enquadrava-se num espaço que, desde o século XVI, completava o quadro dos antigos claustros do Mosteiro de Santa Cruz.
 

Descrição

Fonte da Manga
Fonte da Manga
Fonte da Manga
Fonte da Manga

Este conjunto teve a sua edificação em 1533, e a sua denominação de Claustro da Manga provém de uma descrição feita pela Crónica dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho sobre "A Claustra chamada manga pello Rey a traçar na manga da roupa Real, de que estava vestido".

No jardim, com 1400 metros quadrados, desenvolve-se a fonte de dois eixos centrados no templete sobrelevado, envolvido por um tanque cruciforme, que faz a divisão do espaço em quatro partes.

São oito colunas simples de pedra de ançã que suportam a cúpula encimada por um lanternim, protegendo a taça circular, de onde jorra um repuxo. Está ligado por pequenas pontes em arco, em tempos levadiças, a quatro oratórios ou eremitérios cilíndricos, enquadrados por canteiros simétricos.

Classificação

O conjunto está classificado como Monumento Nacional desde o ano de 1934.

Localização

Este ponto está situado na localidade Coimbra, na freguesia Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu).

Coordenadas GPS: N 40 12.683' W 008 25.668'  (40.21138, -8.42780)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora da Vitória

Capela de Nossa Senhora da Vitória - Visitar Portugal

(Distância: 97 m SW)
Situada na parte histórica da cidade, extra cerca, na rua Corpo de Deus, está incorporada na chamada Judiaria Velha. Templo religioso edificado em 1360, com caraterísticas arquitetónicas gótica e barroca, foi remodelada em 1780.

Paços do Concelho de Coimbra

Paços do Concelho de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 109 m W)
Até à Praça Oito de Maio, o edifício dos Paços do Concelho conheceu vários locais desde a Idade Média, nomeadamente o primeiro edifício localizava-se em frente da fachada da Sé Velha.

Mosteiro de Santa Cruz

Mosteiro de Santa Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 119 m SW)
Situado no exterior das muralhas, o Mosteiro de Santa Cruz foi considerado como o mais importante edifício monástico nos primeiros tempos da Monarquia Portuguesa.

Café de Santa Cruz

Café de Santa Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 119 m SW)
Sendo Coimbra formada por tantos e maravilhosos edifícios, o café de Santa Cruz é sem dúvida uma das jóias da cidade. Situado no Largo Oito de Maio, paredes meias com a igreja do mesmo nome, este edifício foi edificado em 1530 para servir de apoio à igreja.

Praça 8 de Maio

Praça 8 de Maio - Visitar Portugal

(Distância: 128 m SW)
Esta praça deve o seu nome ao dia em que, em 1834, entraram na cidade as tropas liberais do Duque da Terceira.

Igreja da Misericórdia de Coimbra

Igreja da Misericórdia de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 173 m S)
A Igreja da Misericórdia de Coimbra, também designada como Igreja e Claustro do Colégio Novo, ou Colégio de Santo Agostinho, foi edificada com o propósito de albergar os colegiais da Congregação de Santa Cruz.

Torre do Anto

Torre do Anto - Visitar Portugal

(Distância: 177 m S)
No início do século XVI a Torre de Anto deixou a sua função defensiva e foi transformada em unidade habitacional, juntamente com as construções anexas.

Paço de Sobre-Ribas

Paço de Sobre-Ribas - Visitar Portugal

(Distância: 226 m S)
Com várias denominações, como Paço de Sub-Ripas, o paço é o resultado de sucessivas remodelações quinhentistas em casas, constituindo o que hoje é conhecida como a Casa do Arco ou de Cima.

Igreja de São Tiago

Igreja de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 256 m SW)
Este templo de São Tiago ou Santiago pertence à Alta Idade Média, sendo contudo desconhecida a verdadeira data de construção, prolongando-se até agora como objeto de discussão.

Repúblicas dos Estudantes de Coimbra

Repúblicas dos Estudantes de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 275 m SE)
Situadas no centro histórico de Coimbra, as Repúblicas fazem parte do Património da Unesco. Apareceram no século XIV por D. Dinis, com a abertura da Universidade.

gif