Cafe Santa Cruz 0
Café de
Santa Cruz

Sendo Coimbra formada por tantos e maravilhosos edifícios, o café de Santa Cruz é uma das jóias da cidade. Situado no Largo Oito de Maio, paredes meias com a Igreja de Santa Cruz, este edifício foi edificado em 1530 para servir de apoio à igreja.

Assim se manteve até à extinção das Ordens Religiosas, com a sede da paróquia a ser transferida para a antiga Igreja Monástica, conhecendo de seguida o abandono. Por estes e outros factos, ao edifício foi-lhe retirado o caráter sagrado, entrando numa sequência de diversas funções.

 

 

Cafe Santa Cruz 1
Fachada frontal

 

De armazéns de ferragens, esquadra da polícia, armazém de canalizações, estação de bombeiros e mesmo uma casa funerária, só em 1920 neste edifício teve início uma remodelação, transformando-o em café-restaurante, com a inauguração em 1923. Desde então tem-se mantido assim, há precisamente noventa e três anos.

De um estilo manuelino, a fachada muito simples apresentava apenas o portal e três aberturas no piso superior. Com a reforma de 1920, o piso térreo foi bastante alterado, ficando com um aspeto revivalista com a introdução de vitrais. O interior apresenta-se com o teto abobadado, dividido em três tramos.

Este ex-libris da cidade de Coimbra está classificado como Monumento Nacional desde do ano de 1921.

Coordenadas GPS: N 40 12.649' W 008 25.739'  (40.21082, -8.42898)
Coimbra, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes