Convento de Santo António
Convento de Santo António

Situado mesmo à face da estrada, numa posição mais elevada em que o acesso é feito por uma escadaria, passa despercebido aos visitantes e só é possível ver a amplitude do Convento a partir da Igreja Matriz. Edifício setecentista a pertencer à primeira metade do século XVIII, ano em que finalizou o claustro, pertenceu à Ordem dos Franciscanos (Capuchos).

Este complexo conventual foi usado por pouco tempo uma vez que as invasões francesas deixaram fortes vestígios de destruição no conjunto. De seguida, com o regime liberal, as ordens religiosas foram extinguidas, vindo este conjunto a ser desmembrado sendo o convento e a cerca a serem vendidos a um particular e a igreja a ficar nas mãos de outros templos religiosos.

Convento de Santo António

Mesmo com a descaraterização a que foi sujeito para habitação própria, o convento de planta retangular apresenta um estilo maneirista e barroco sóbrio, sendo a ala principal em torno do claustro quadrangular. A igreja forma-se sob uma planta cruciforme, em que a sua fachada se rasga por um arco abatido e encimado por uma janela retangular de moldura reta e por uma janela redonda em tímpano. O arco dá acesso ao portal principal de moldura reta sobrepujada de um entablamento. A escadaria é uma construção posterior ao convento, vencendo o desnível existente em nove lanços.

Este Imóvel está classificado de Interesse Público

Coordenadas GPS: N 40 16.977' W 007 56.462'  (40.28295, -7.94103)
Vila Cova do Alva, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes