Paço dos Condes de Arganil
Paço
Paço dos Condes de Arganil
Paço e Capela
Paço dos Condes de Arganil
Capela

Mais um belo exemplar e ex-libris da arquitetura civil de Côja do século XVIII, situado no Largo Dr. Alberto Valle. Edifício residencial comum as caraterísticas do século, desenvolve-se retangularmente.

Edifício de dois pisos, está dividido em três corpos por cunhais de pilastras, com o lado direito a finalizar com a capela.

O pano central é constituído por um portal de verga reta encimado por uma cimalha onde assenta a sacada em guarda de ferro, com duas janelas também de molduras retas, com o brasão de armas ao centro. Os corpos laterais estão uniformemente conjugados com duas janelas de moldes reta, com uma sacada em guarda de ferro, sendo no piso inferior também formado por duas janelas de moldura reta.

Na parte direita pode-se observar um aumento do terceiro pano, dado que não mantém o seguimento da fachada. Esta é constituída no piso superior por três janelas, duas das quais com uma sacada em guarda de ferro, e uma terceira com uma moldura em avental. No piso térreo o único rasgo é feito por uma outra janela retangular. No seguimento deste pano, a capela com dois rasgos de moldura reta, a porta encimada por uma janela.

Coordenadas GPS: N 40 16.096' W 007 59.327'  (40.26827, -7.98878)

Temas / Tags

Côja, publicado em por