Esta Capela da Senhora do Bom Sucesso é uma ermida situada no ponto mais elevado da aldeia de Aranhas. Do local da capela obtém-se uma excelente vista sobre toda a aldeia e toda a área em volta.

Origem

Capela de Aranhas
A ermida no ponto
mais alto da aldeia

Segundo a tradição, esta capela foi construída no final do século XIX como réplica de uma outra com a mesma dedicação, perto da Ribeira da Baságueda, em Penamacor, e para lhe fazer concorrência.

Esta concorrência chegou ao ponto de fazerem a romaria no mesmo dia, mas entretanto o problema foi resolvido e a romaria para esta capela de Aranhas foi mudada para o terceiro Domingo de agosto.

Na década de 1970 esta capela estava num estado de ruína muito avançado, sendo por isso demolida e construída uma nova no seu lugar.

Descrição

É uma capela simples, de planta retangular, composta pela nave e capela-mor. Um alpendre antecede a entrada da capela, cujo portal é em arco de volta perfeita ladeado por duas pequenas janelas com arco idêntico.

No lado norte da capela está a torre sineira, igualmente simples como toda a capela, terminada em pirâmide e com pináculos nos cantos.

A imagem da Senhora do Bom Sucesso é uma pequena imagem da Virgem com o Menino nos braços que, segundo a lenda, foi encontrada, naquela região, por um pastor num tronco oco de um sobreiro.

Localização

A capela situa-se no cimo da colina, no ponto mais alto da aldeia.

Coordenadas GPS: N 40 06.513' W 007 07.322'  (40.10855, -7.12203)

Referências

Aranhas, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes