Sé Catedral de Castelo Branco
Sé Catedral de Castelo Branco
Ou Igreja de São Miguel, foi edificada no século XVII em estilo renascentista, com elementos das diferentes fases de construção nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.
Sé Catedral de Castelo Branco
Sé Catedral de Castelo Branco - interior

Referências documentais conhecidas desde o século XIII desta Igreja de São Miguel centralizam-se num verdadeiro interesse particular, religioso e patrimonial de oito séculos, sendo igualmente parte integrante da história da cidade.

A nave da igreja é o testemunho que permite a demonstração de várias inscrições alusivas às diferentes campanhas arquitetónicas sofridas no decorrer dos tempos, das quais subsistem basicamente testemunhos do barroco e do rococó, embora seja possível identificar vestígios quinhentistas e de épocas anteriores.

Numa recente campanha de obras de recuperação foi descoberta uma necrópole medieval na zona exterior, junto à cabeceira da igreja, com trinta e duas sepulturas antropomórficas em granito que possivelmente correspondem aos séculos XIV e XV. Entretanto, em 1771, com a elevação de Castelo Branco a Diocese, a igreja de São Miguel passou a ser considerada Catedral e por isso veio a beneficiar de obras no início do século XVI. Estas destruíram quase na totalidade os vestígios da estrutura medieval original.

Contudo, mesmo antes da igreja ser elevada a Catedral, teve várias campanhas de obras que remontam aos séculos XVII e XVIII, como a construção do arco cruzeiro do século XVI, retábulos e painéis do século XVII, a capela-mor e a sacristia dos séculos XVIII e XIX.

Igreja de São Miguel à noite

Devido a escassez de meios para fazer uma fachada monumental, foi D. Martim Afonso de Melo, Bispo da Guarda, que a reedificou no último quartel do século XVII.

O edifício atual desenvolve-se longitudinalmente, com duas torres laterais adossadas à fachada imponente e austera, com três portais de moldura reta encimados por duas janelas e um nicho com a imagem de São Miguel a pisar o dragão.

No seu interior tem uma só nave que é separada da capela-mor por um belo arco renascentista, no fecho da qual está o brasão de armas do bispo, como testemunham os dizeres de uma lápide que se encontra no interior da Sé, numa das paredes laterais.

Classificação

É o mais recente Monumento Nacional, classificação tornada pública em Junho de 2021.

Localização

Este ponto está situado na localidade Castelo Branco, na freguesia Castelo Branco.

Coordenadas GPS: N 39 49.603' W 007 29.484'  (39.82672, -7.49140)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora da Ajuda

Capela de Nossa Senhora da Ajuda - Visitar Portugal

(Distância: 144 m W)
A Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi construída no século XVIII, apresentando uma frontaria barroca.

Torre do Relógio

Torre do Relógio - Visitar Portugal

(Distância: 186 m SW)
Arquitetura militar e medieval e comunicações, oitocentista, a torre quadrangular integrava a antiga muralha exterior à povoação, transformada no século XIX em Torre do Relógio.

Cruzeiro de São João

Cruzeiro de São João - Visitar Portugal

(Distância: 193 m NW)
O cruzeiro de São João é um exemplo da arquitectura religiosa manuelina, rico em detalhes e pormenores. Talhado em granito, terá sido construído no século XVI.

Casa do Arco do Bispo

Casa do Arco do Bispo - Visitar Portugal

(Distância: 220 m SW)
Casa datada do século XIII, está situada na Praça Velha ou Praça do Camões. Crê-se que originalmente pudesse ser a Porta de Pelame, uma das portas da defesa da cidade.

Antiga Câmara Municipal

Antiga Câmara Municipal - Visitar Portugal

(Distância: 228 m SW)
Edifício construído do século XVI, aqui funcionou a câmara, tribunal e cadeia, e posteriormente acolheu a Biblioteca Municipal. O campanário, ainda existente na atualidade, serviria para anunciar o fecho das portas defensivas da cidade.

Solar dos Cunha ou Solar dos Mota

Solar dos Cunha ou Solar dos Mota - Visitar Portugal

(Distância: 238 m SW)
A construção do edifício data do final do século XVII, com funções residenciais pela família Guilherme da Cunha, sendo remodelado em 1870.

Jardim Municipal

Jardim Municipal - Visitar Portugal

(Distância: 244 m NW)
Jardim Municipal ou Parque da Cidade é um agradável espaço verde, com lagos e zonas relvadas inserido no centro da cidade.

Jardim do Paço Episcopal

Jardim do Paço Episcopal - Visitar Portugal

(Distância: 256 m NW)
Um dos ex-libris da cidade, é um dos mais extraordinários jardins barrocos portugueses e por si só justifica a visita à cidade.

Capela de São Marcos

Capela de São Marcos - Visitar Portugal

(Distância: 257 m SE)
Capela do século XVI, decorria o ano de 1565, tendo sido reconstruída no século XIX. Em 1983 sofreu uma profunda remodelação.

Chafariz de São Marcos

Chafariz de São Marcos - Visitar Portugal

(Distância: 282 m SE)
O Chafariz de São Marcos foi construído nos finais do século XVI para abastecimento de água à cidade.

gif