Castelo de Belmonte
Castelo de Belmonte
O Castelo de Belmonte pertence a uma das quatro vilas Históricas de Castelo Branco e das doze de Portugal. Daqui partiu Pedro Álvares Cabral para descobrir o Brasil.
Castelo
Castelo
Castelo - Janela Manuelina
Janela
Manuelina
Castelo - interior
Interior do castelo
Castelo - interior
Interior do castelo

Tem todas as condições para ser uma verdadeira Vila histórica na sua plenitude tanto na sua afirmação e consolidação da fronteira oriental, como na base dos descobrimentos. É neste pedaço territorial que uma importante edificação como o Castelo de Belmonte surgiu para a defesa e consolidação deste mesmo território.

Mandado edificar por D. Sancho I nos finais do século XII e princípios do XIII, pensa-se inclusivamente que poderia corresponder a uma maior antiguidade, relacionado com o povoamento romano. Depressa se desvaneceu tal ideia, devido as escavações arqueológicas que não identificaram qualquer vestígio daquela época.

Da época românica, esta edificação é feita sobre um primitivo povoado pré-românico, periférico e de escassa relevância política, mas que foi dotada de uma muralha através de vestígios de um alicerce e pela referência duocentista de muro pré-existente.

A Torre de Menagem torna-se na única estrutura Dionisina do conjunto. Edificada sobre uma sapata e de grandes silhares bem aparelhados e siglados, adossa-se no lado sul das muralhas protegendo a entrada principal.

Com o tratado de Alcanices e com o deslocamento da fronteira mais para nascente, a fortaleza perdeu parte da sua importância estratégica e, como tal, a estrutura viria a dotar-se de outra capacidade, instituída pela Dinastia de Avis, em servir de Paço Senhorial para os futuros Alcaides de Belmonte. Assim sendo, nos finais do século XIV D. João I nomeou como alcaide Luís Alvares Cabral.

Desde então foram vários os momentos de obras, numa restruturação de adatação, e já no reinado de D. Afonso V Fernando Cabral empreendeu a edificação do Paço.

A planta do Castelo é ovalada, com as muralhas sem ameias, com uma Torre de Menagem quadrada a sudoeste adossada pelo exterior. É de salientar o Paço arruinado, que se estende pelo lado ocidental, integrado nas muralhas, que é enriquecido por uma Janela Manuelina.

E aqui chegaram povos Judaicos em busca de um lugar para viver em paz.

Classificação

Este Monumento está classificado com Monumento Nacional desde 1927.

Localização

Este ponto está situado na localidade Belmonte, na freguesia Belmonte e Colmeal da Torre.

Coordenadas GPS: N 40 21.547' W 007 20.896'  (40.35912, -7.34827)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela do Calvário

Capela do Calvário - Visitar Portugal

(Distância: 36 m SW)

Capela de Santo António

Capela de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 38 m SW)

Antiga Judiaria

Antiga Judiaria - Visitar Portugal

(Distância: 57 m SE)

Igreja de São Tiago

Igreja de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 73 m W)
A Igreja de São Tiago é um verdadeiro testemunho do românico na Beira Interior e um dos elementos chave daquele estilo na região.

Capela ou Panteão dos Cabrais

Capela ou Panteão dos Cabrais - Visitar Portugal

(Distância: 74 m W)

Sinagoga Bet Eliahu

Sinagoga Bet Eliahu - Visitar Portugal

(Distância: 87 m SE)
Nesta vila, sendo maioritariamente Judia e com uma comunidade enraizada de tantos anos, não deixa de ter a sua importância uma sinagoga.

Parque do Chafariz e do Areal

Parque do Chafariz e do Areal - Visitar Portugal

(Distância: 111 m E)

Pelourinho de Belmonte

Pelourinho de Belmonte - Visitar Portugal

(Distância: 139 m SW)
Pelourinho quatrocentista, ergue-se sobre uma base moderna constituída por três degraus octogonais.

Parque Urbano de Belmonte

Parque Urbano de Belmonte - Visitar Portugal

(Distância: 153 m N)

gif