Igreja Matriz
Igreja Matriz

Mais conhecida por Igreja da Nossa Senhora da Purificação, uma vez que esta é a Padroeira de Larinho, foi construída no século XVIII sobre uma outra em ruínas ou de vestígios dela de época anterior e da qual não há qualquer memória.

Com uma planta longitudinal, é formada por uma nave e capela-mor retangulares com a fachada principal delimitada por pilastras com fogaréus no remate e um portal em arco cortado, encimado por um frontão de lanços contracurvo. Segue-se uma janela do coro ladeado por dois nichos com as imagens de São Pedro e São Paulo. Está sobrepujada por um outro nicho com a Nossa Senhora da Purificação, que está ligado ao brasão Nacional do Reinado de D. José. A torre está num plano mais recuado, termina em coruchéu, com as sineiras.

O interior apresenta a nave com o coro-alto, com quatro retábulos e um púlpito, todos eles com talha dourada e pintados. Apresenta também um arco triunfal para a capela-mor, em que o arco e o teto da capela-mor estão pintados e a talha dourada no retábulo, demonstrando uma campanha rococó.

Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 12.378' W 007 00.728'  (41.20630, -7.01213)
Larinho, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes