Igreja da Misericórdia

Situado no centro histórico da cidade, no Largo da Misericórdia, a igreja foi edificada na segunda metade do século XVI logo após 1559, ano em que a Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Mogadouro.

Descrição

Um edifício de arquitetura barroca, apresenta uma planta retangular formada por uma nave e capela-mor, sacristia e um anexo, ambos retangulares.

A fachada principal é rasgada por um portal de volta perfeita encimado por um nicho com uma Pietà. As fachadas são rebocadas e pintadas de branco, flanqueadas por cunhais em cantaria e rematadas por cornija de cantaria ou beiral.

O interior também é rebocado e pintado de branco, percorrido em rodapé pintado de azul, com um pavimento lajeado com cantaria granítica e cobertura de madeira em masseira. Também existem dois retábulos de talha policroma, de diversas cores. O coro alto foi remodelado em 1799.

O arco triunfal de volta perfeita corresponde aos séculos XVI e XVII. O teto da capela-mor, em forma de abóbada de meio canhão, dividido por caixotões com pinturas alusivas à vida de Cristo.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 20.268' W 006 43.228'  (41.33780, -6.72047)

Temas / Tags

Mogadouro, publicado em por