Capela de Nossa Senhora

A Capela de Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu é uma ermida situada a poucas centenas de metros da localidade do mesmo nome.

A capela é de uma só nave com a frontaria rasgada pelo portal encimado por um óculo quadrilobado. Termina em tímpano triangular ladeado por pináculos e truncada pela pequena sineira simples encimada por uma cruz.

Sendo uma capela de devoção, foi construída com origem numa lenda.

"A capela de Nossa Senhora de Jerusalém foi construída pelo povo a pedido de uma pastora a quem a Senhora apareceu, incumbindo-a de dizer ao mesmo que lhe edificasse. Em confirmação da sua sobrenaturalidade, visto ser a terra muito falha em água, para que a pastora bebesse fez brotar a fonte na encosta do cabeço, onde está a capelinha, que ainda hoje existe. O dinheiro para a obra, segundo diz a tradição, era dado pela pastora que o tirava de um buraco, ou de uma lapa que fica afastada coisa de quarenta, ou cinquenta passos, entre umas grandes pedras que ainda ao presente se vêem. Aí acharia o que fosse necessário para a edificação de sua casa.

Capela de Nossa Senhora
Capela de Nossa Senhora
Capela de Nossa Senhora

A capela está situada num recinto onde se pode ver também um coreto, um cruzeiro simples e um lago. É um espaço agradável que também é utilizado para a celebração de casamentos e outras festas.

Imagem de Nossa Senhora
Cruz
Capela de Nossa Senhora

No interior da capela podemos ver o altar-mor com imagem da Nossa Senhora de Jerusalém e uma pintura que representa a aparição de Nossa Senhora à pastora.

Coordenadas GPS: N 41 31.898' W 007 04.338'  (41.53163, -7.07230)
Jerusalém do Romeu, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes