Igreja Matriz de Podence

Igreja paroquial ou matriz de Podence, dedicada a Nossa Senhora da Purificação, foi construída no final do século XVII, em período barroco, mas com sinais tardo-maneiristas.

O frontispício é rasgado por portal de moldura reta, ao centro, ladeado por pilastras estriadas e rematado por frontão triangular com um nicho. O frontão é ladeado por dois óculos. A empena, com relógio ao centro, é truncada por sineira dupla, ladeada e sobreposta por pináculos e uma terceira sineira entre eles, terminando com uma cruz. O acesso à igreja é feito por uma escadaria e respetivo adro.

O interior da igreja, de nave única, tem um teto de madeira pintado, coro-alto e púlpito também de madeira. Podemos apreciar nas paredes retábulos rocaille, dedicados ao Coração de Jesus, a Nossa Senhora, à vida de Cristo e a Santo António. O arco triunfal, revestido por talha dourada e policromada, faz a ligação à capela-mor também com teto de madeira pintada tendo ao centro um retábulo de talha tardo-maneirista com a representação do Calvário ladeado por cenas da Anunciação e da vida de Jesus.

Coordenadas GPS: N 41 35.537' W 006 55.637'  (41.59228, -6.92728)
Podence, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes