Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro
Fortaleza, também com outra designação e mais válida de Castelo de Outeiro, acredita-se que esta construção da Baixa Idade Média corresponda à época do reinado de D. Dinis.
Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro

De uma importância inigualável, a sua posição a oitocentos metros de altitude faz com que o ponto de observação atinja desde Miranda até Zamora.

Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro

O Castelo tem uma planta ovalada irregular no seu perímetro amuralhado. Com um desconhecimento total sobre a estruturação interna, podemos basear-nos nos poucos vestígios aí existentes. Uma intervenção arqueológica poderá indicar-nos as fases de ocupação e da destruição deste mesmo conjunto.

Fortaleza do Outeiro

Contudo, este desconhecimento sobre o Castelo não nos faz esquecer que teve um papel de relevância na história de Portugal. Com a guerra Peninsular e com a morte de D. Fernando, o Castelo foi tomado pelos Castelhanos, tendo retornado para o Reino Português décadas depois pelas mãos de D. João I, que tomou de assalto e o devastou.

Numa tentativa de harmonizar esta parte do território português, este monarca mandou reconstruir as muralhas dando benefícios a todos aqueles que edificassem casas no interior do castelo, fazendo assim com que o perímetro muralhado aumentasse.

Entretanto no Reinado de D. Manuel, conheceu duas fases distintas, em que na primeira, no início deste mesmo reinado, a Vila do Outeiro estava no seu auge. O castelo vê-se com uma torre de menagem quadrangular, anexada a uma das portas para uma melhor defesa. A segunda fase é o início da decadência deste mesmo castelo, quando o monarca concede à Vila de Outeiro o foral, fazendo com que a população se desloque para o vale, deixando por isso as terras altas e consequentemente o castelo.

Classificação

A partir daqui, este castelo nunca mais se recompôs. Mesmo as ocasiões das futuras guerras que se avistaram não fizeram com que se reerguesse. Mesmo assim a partir de 1955, já no Estado Novo, foi considerado Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Outeiro, na freguesia Outeiro.

Coordenadas GPS: N 41 40.967' W 006 35.514'  (41.68278, -6.59190)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Pelourinho do Outeiro

Pelourinho do Outeiro - Visitar Portugal

(Distância: 604 m W)
Este Pelourinho só veio reforçar o auge em que a Vila de Outeiro estava quando D. Manuel lhes concedeu este prémio, atingindo assim a sua autonomia.

Igreja Matriz do Outeiro

Igreja Matriz do Outeiro - Visitar Portugal

(Distância: 660 m NW)
Também denominada como Igreja de Nossa Senhora da Assunção, situada no centro da povoação, é datado da século XIII.

Igreja do Santo Cristo

Igreja do Santo Cristo - Visitar Portugal

(Distância: 746 m W)
A Aldeia de Outeiro foi considerada a primeira em Portugal a ter uma Basílica. A sua construção é do final do século XVII.

Ponte sobre o Rio Maçãs

Ponte sobre o Rio Maçãs - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Esta ponte situa-se sobre o Rio Maçãs, que separa os concelhos de Bragança (freguesia de Outeiro) e Vimioso (freguesia de Pinelo).

Praia Fluvial do Rio Maçãs

Praia Fluvial do Rio Maçãs - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Esta é uma praia fluvial excelente para banhos e com água de excelente qualidade, tendo ainda na margem do rio um parque de merendas.

Cruzeiros de Pinelo

Cruzeiros de Pinelo - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SE)
Estes são dois exemplares de cruzeiros que encontrámos em Pinelo.

Fonte e tanque

Fonte e tanque - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SE)
Esta fonte situa-se no centro da aldeia de Pinelo, junto da capela de São Jerónimo.

Capela de São Jerónimo

Capela de São Jerónimo - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SE)
Situada num largo da aldeia, ponto de passagem de todos, é de constituição simples tendo na fachada principal, virada para oeste, dois óculos circulares nos dois lados da porta.

Igreja Matriz de Aldeia das Veigas

Igreja Matriz de Aldeia das Veigas - Visitar Portugal

(Distância: 8 km N)
Igreja Matriz de Aldeia da Veiga, dedicada a São Sebastião, é o ex-libris desta pequena povoação. De origem românica, são visíveis os vestígios nas duas portas laterais e no arco triunfal que separa a capela-mor da nave central.

Torre de Atalaia

Torre de Atalaia - Visitar Portugal

(Distância: 12 km SE)
Com bastantes dúvidas sobre a cronologia e história desta fortaleza, e com tantas sugestões para situar no tempo, a existência de covas espaçadas foram identificadas como vestígios do fosso, o que o indica para a época medieval.

gif