Como em todas as aldeias e vilas deste país, começando pelas mais antigas, também Guadramil tem a sua igreja, sendo esta construída num local elevado acima e à vista de toda a povoação. Chega-se lá por ruas estreitas e a subida assim ao calor ainda custa mais. Mas ganha-se no final com uma vista excelente por toda a aldeia e região em volta.

Igreja Matriz de Guadramil
Igreja Matriz de Guadramil
Igreja Matriz de Guadramil - o sino
Igreja Matriz de Guadramil - vista

Situada na parte mais alta da aldeia, a igreja, dedicada a S. Vicente, foi construída provavelmente entre os séculos XVI e XVII, é de arquitetura maneirista e barroca, de planta longitudinal.

O material usado na construção, paredes e cobertura, é maioritariamente xisto, abundante na região. O seu interior é composto por uma nave e capela-mor num nível mais elevado. A fachada principal é de cunhais coroados por pináculos. O frontão é truncado por dupla sineira, com portal de arco abatido. Por uma escadaria lateral chega-se à torre sineira.

Sendo no início do século XVIII sede de freguesia, era freguesia filial de São Bartolomeu de Rabal. Extinta no século XIX, foi integrada na freguesia de Rio de Onor.

Coordenadas GPS: N 41 54.910' W 006 34.125'  (41.91517, -6.56875)
Guadramil, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes