Ponte Romana
Ponte Romana
Ponte Romana

Mais uma Ponte Romana, também com a denominação de Ponte Velha, que atravessa o Rio Malara. Foi edificada no tempo da presença dos romanos em Trás-os-Montes. Esta via classificada como a XVII faz a ligação de Bracara Augusta (Braga) a Astorga, passando por Aquae Flaviae (Chaves), servindo ao mesmo tempo o Castro de Gimonde, de onde foram recolhidos vestígios provenientes desta mesma ocupação.

Inicialmente foi construída com materiais locais como o xisto e argamassado com barro, tendo sido substituído por alvenaria de xisto, mantendo-se assim até aos tempos de hoje. É formada por seis arcos quase iguais de volta perfeita construídos com aduelas estreitas e compridas em placas de xisto aparelhadas. Em ambos os lados existem cinco talhamares de perfil triangular. O tabuleiro em corcova encontra-se delimitado por guardas de xisto com 40mm de espessura.

Esta oponte consiste em cento e quarenta e quatro metros de comprido por quatro metros e meio de largura total, tornando-se assim Imóvel de Interesse Público.

Ponte romana vista da igreja

Outra perspetiva da ponte romana, vista da Igreja Matriz de Gimonde.

Coordenadas GPS: N 41 48.200' W 006 41.848'  (41.80333, -6.69747)
Gimonde, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes