Edifício do século XVIII, serviu como Paços do Concelho ou como habitação, a Casa dos Vasconcelos, conforme as opiniões.
Origem



Também conhecida como Casa dos Vasconcelos, o edifício é motivo de polémica. Há defensores de que realmente o edifício albergou os antigos Paços do Concelho e, em contrapartida, os defensores de que sempre foi usada como habitação, sendo daí conhecida como Casa dos Vasconcelos.

No meio desta dualidade aparece uma razão, talvez justificada com uma simples confusão de que, no jardim da Casa dos Vasconcelos, surgiu num muro uma pedra com a inscrição assinalando os antigos Paços do Concelho, desde o desaparecimento das ruínas do referido edifício.
Para não continuar com este tipo de confusão, achou-se por certo retirar a devida pedra com a inscrição e colocá-la no pequeno largo em frente à casa.
Descrição

Edifício do século XVIII, de planta retangular, é o espelho de um solar urbano simples de dois pisos.
Desenvolvido transversalmente, com a fachada principal orientada a norte, é constituído no piso superior por seis janelas, todas em verga reta. No piso inferior é formado por três portas de molduras reta e a ladear, para a esquerda, uma pequena janela retangular.
À direita é formada por duas porta entaipadas, também de moldura reta, e uma pequena janela retangular.