Situada a poucas dezenas de metros da Igreja Matriz, junto da estrada nacional, este pequeno templo religioso não tem qualquer referência, cronológica ou histórica.

Descrição

Capela de Nossa Senhora de Lurdes
Capela de Nossa Senhora de Lurdes
Capela de Nossa Senhora de Lurdes

A capela tem uma particularidade de possuir uma torre sineira separada do templo, indicando talvez que, em tempos remotos, tivesse a função da Igreja Matriz da freguesia.

Descrição

Direcionada norte/sul, com a fachada frontal a norte, a capela é formada por nave e capela-mor, com esta de dimensões mais reduzidas que a nave.

A fachada apresenta o portal principal em verga reta, ladeada por duas pequenas janelas quadrangulares e encimada por uma outra maior também retangular em altura. A poente, a nave possui uma porta de moldura retangular e uma janela de igual moldura da porta.

A capela-mor possui também uma porta de moldura retangular. A nascente, a nave só é rasgada por uma pequena janela quadrangular.

A torre sineira posiciona-se em frente à fachada principal do templo, em separado desta, em arco de volta perfeita, sobreposta a uma base em granito e rematada por um frontão triangular com dois pináculos piramidais e uma esfera de granito ao centro.

Localização

A capela está situada junto da estrada nacional e no início do Largo Divino Salvador, onde se situa a Igreja Matriz, 250 metros a sudoeste da rotunda.

Coordenadas GPS: N 41 35.633' W 008 31.233'  (41.59388, -8.52055)

Temas / Tags

Cervães, publicado em por