A Capela de São Brás situa-se no largo do Município mesmo ao lado dos Paços do Concelho. Tendo em conta as construções existentes na Vila e a demografia desta, há a possibilidade de este pequeno templo religioso ter em tempos remotos sido a Igreja Matriz ou Paroquial desta localidade.

Descrição

Capela de S. Brás
Fachada Norte e Sineira
Capela de S. Brás
Fachada Ocidental
Capela de S. Brás
Fachada Sul

Sem qualquer existência de dados históricos ou cronológicos, a Capela de São Brás é de uma arquitetura simples e de uma dimensão suficiente para abranger a população local.

Construída em granito e orientada longitudinalmente, apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor mais estreita que a nave. A fachada simples em empena triangular tem no portal principal o maior rasgo de moldura reta, ladeada por duas pequenas janelas quadradas e encimadas por outra pequena janela redonda. É finalizada ao centro por uma cruz e ladeada por dois pináculos piramidais.

A sul apresenta duas portas em verga reta e duas janelas igualmente de molduras retas, pertencentes cada uma respetivamente à nave e à capela-mor.

A norte, um pequeno escadório em granito dá acesso a uma porta em verga reta que possivelmente dá acesso ao coro alto. Neste lado, num plano mais recuado, a marcar a separação entre a nave e a capela-mor, encontramos a sineira

Localização

Esta capela situa-se na zona norte de Terras de Bouro, mesmo ao lado do edifício da Câmara Municipal.

Coordenadas GPS: N 41 43.149' W 008 18.501'  (41.71915, -8.30835)
Terras de Bouro, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes