Desconhece-se por completo a história da igreja, mas possivelmente poderá situar-se na mesma época do pelourinho, da era manuelina, ou até mesmo mais antiga.

Descrição

Igreja Matriz de Moure
Igreja Matriz de Moure

A Igreja de Santa Maria, Matriz de Moure, é uma construção em planta retangular formada por nave e capela-mor, estando-lhe adossadas a torre sineira e a sacristia. A torre sineira situa-se um pouco mais recuada que a fachada e no lado esquerdo, e a sacristia mais atrás, no plano da capela-mor. O acesso à sineira é feito por uma escadaria exterior.

Fachada

Igreja Matriz de Moure

A fachada principal, delimitada por cunhais de pilastras, é rematada em empena triangular. Finaliza com pináculos bolbosos e ao centro a cruz latina.

O portal é de moldura reta sobrepujada de um entablamento seguido de um frontão triangular interrompido pelo nicho da Virgem. A finalização do nicho segue o plano do portal em frontão triangular.

Este nicho está ladeado por dois janelões retangulares de moldura reta, iluminando a nave.

Nas partes laterais da nave existem três rasgos em cada, correspondendo a duas janelas e uma porta, todos em verga reta. Igualmente a capela-mor possui dois rasgos correspondentes a janelas.

Localização

A igreja está situada num largo entre as estradas municipais M591 e M1351 no limite noroeste do concelho de Póvoa de Lanhoso e quase no concelho de Braga.

Coordenadas GPS: N 41 36.484' W 008 20.065'  (41.60807, -8.33442)
Moure, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes