Campo da Ataca
Campo da Ataca - estátuas
Campo da Ataca - estátuas
Campo da Ataca - placa

O Campo de Ataca é tão importante historicamente quanto devia estar sinalizado. De fato o lugar poderá não chamar o interesse a qualquer pessoa, porque simplesmente não mostra o que é e não mostra qualquer ligação com a história. Contudo, se relacionarmos este local com a Batalha de São Mamede, ocorrida em 24 de Junho de 1128, compreende-se que já entra no conhecimento de muitas pessoas interessadas em história de Portugal.

Cabeças das Estátuas do Campo da Ataca
Estatuas do
Campo da Ataca

Quase mil anos se passaram, podendo haver dúvidas quanto ao seu local, mas não fugindo muito à razão. Para esclarecer quaisquer dúvidas, este passou a ser considerado o local onde D. Afonso Henriques conseguiu levar de vencida os espanhóis e consequentemente a sua mãe D. Teresa (de origem espanhola). Conquistou assim a soberania do Condado, começando aqui o processo da Independência de Portugal.

Apesar de estar um pouco mal tratado, apresenta-se no final deste mesmo campo um conjunto de sete estátuas de cinco metros de altura simbolizando a famosa Batalha de São Mamede.

Coordenadas GPS: N 41 28.128' W 008 16.089'  (41.46880, -8.26815)
São Torcato, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes