O nome desta capela deve-se ao fato de existir nas proximidades uma fonte em que a bica é uma cabeça de leão. A capela situa-se a cerca de 450 metros da Igreja da Maria Madalena da Falperra.

Origem

Capela de Santa Marta do Leão
Fachada da capela
Capela de Santa Marta do Leão - Sul
Fachada Sul
Capela de Santa Marta do Leão - Norte
Fachada Norte

Santa Marta é a santa a quem são dedicadas duas capelas existentes no monte da Falperra, um caso raro para freguesias. Distinguem-se por uma ser das Cortiças e a outra ser do Leão.

Esta última deve-se ao fato de, nas proximidades deste templo, existir uma fonte em que a bica é uma cabeça de leão. Situa-se a cerca de 450 metros da Igreja da Maria Madalena da Falperra e a poucos metros do hotel com o mesmo nome do monte.

Deste templo não resta qualquer dado que o situe na história, sabendo-se apenas de que é uma reedificação de 1917. Tem de um retábulo e púlpito em madeira, datados do século XVIII. Alguns elementos da capela tiveram a sua proveniência do extinto Convento dos Remédios.

Descrição

Capela de Santa Marta do Leão - Nave
Nave da capela

É um edifício de planta retangular formado por nave e capela-mor em que a fachada está encimada pela torre sineira, fazendo da entrada um espaço género nártex.

Capela de Santa Marta do Leão - Entrada e coro
Entrada e coro

A porta de acesso ao interior do templo é em arco de volta perfeita, sendo a fachada ladeada por quatro estreitas janelas em altura, sobrepostas duas de cada lado.

A porta da torre sineira segue a linha da outra em que o arco é de volta perfeita, encimada por três janelas em arco perfeito, das quais a central é de maiores dimensões. A rematar, três sineiras com a cobertura em piramidal.

Capela de Santa Marta do Leão - Púlpito
Púlpito

Do interior é de realçar o conjunto da madeira existente, retábulo, púlpito e sanefa da janela do século XVIII com a simplicidade da capela.

Localização

Esta capela é geralmente referida como pertencente à freguesia de Esporões, concelho de Braga. Tal indicação deve-se a se situar a 500 metros a nordeste da Capela de Santa Marta das Cortiças, também da freguesia de Esporões, e junto da estrada para a Igreja de Santa Maria Madalena de Falperra, que se situa também no concelho de Braga.

Na verdade esta capela está situada na freguesia de Longos, concelho de Guimarães, a poucos metros da fronteira entre os dois concelhos. Por este motivo em Visitar Portugal foi incluída nos dois concelhos.

Coordenadas GPS: N 41 31.136' W 008 23.496'  (41.51893, -8.39160)
Longos, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes