Igreja de S. Domingos
Igreja de S. Domingos
Templo de estilo gótico, dos finais do século XIV, com um pórtico barroco (1770).
Igreja de S. Domingos

Tal como o Convento de São Francisco de Guimarães, também o de São Domingos foi demolido a mando do Rei D. Dinis, precisamente por estes se localizarem muito próximos das muralhas, podendo por isso prejudicar na defesa da cidade.

Mesmo assim, o Convento sofreu um revés pois a sua existência contava com poucas décadas. A origem do templo aponta por volta de 1271, na sequência de uma pequena comunidade dominicana que ali se instalara, oriundos da casa mendicante do Porto.

A reedificação do Convento deu-se no lugar mais próximo ao da primeira edificação, sendo que, desta vez a reconstrução revelou-se mais demorada do que inicialmente previsto e sem grandes progressos.

Com estes contratempos viria a arrastar-se por dois reinados, sejam eles o de D. Dinis e o de D. Afonso IV. Foi preciso esperar pelo final do século XIV para que se iniciasse o verdadeiro impulso construtivo, graças ao então Arcebispo de Braga D. Lourenço Vicente com que o Convento pôde dispor das verbas necessárias.

Depois da extinção das Ordens Religiosas, a parte Conventual foi ocupado pela 18º Regimento da Infantaria e, algumas décadas depois, parte do Convento foi cedida à Sociedade Martins Sarmento que aqui instalou um núcleo do seu museu.

Já no século XX, realizaram-se as principais obras de restauro, privilegiando a estrutura.

Classificação

A Igreja tornou-se Imóvel de Interesse Público desde 1959

Localização

Este ponto está situado na localidade Guimarães, na freguesia Oliveira, São Paio e São Sebastião.

Coordenadas GPS: N 41 26.533' W 008 17.818'  (41.44222, -8.29697)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro - Visitar Portugal

(Distância: 117 m SE)
Situada no Largo do Toural, a Igreja de São Pedro veio complementar a necessidade de um templo religioso de que a Irmandade com o mesmo nome fosse proprietária.

Largo do Toural

Largo do Toural - Visitar Portugal

(Distância: 124 m E)
A partir do século XVII, foi o primeiro largo existente extramuros, junto da porta principal da vila, onde começaram a realizar comercio de bovinos e outros produtos.

Chafariz do Carmo

Chafariz do Carmo - Visitar Portugal

(Distância: 153 m SE)
Situado no Jardim ou Largo do Carmo, o Chafariz Renascentista, do séc. XVI, com três taças, enquadra-se com os Palácios e Convento do Carmo.

Praça de São Tiago

Praça de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 341 m E)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.

Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 350 m E)
Situada no núcleo histórico de Guimarães, com a fachada principal para o Largo da Oliveira, a sua edificação iniciou-se no reinado de D. João I no séc. XIV, com uma remodelação no século XVIII.

Padrão do Salado

Padrão do Salado  - Visitar Portugal

(Distância: 357 m E)
Padrão do Salado é um monumento comemorativo em estilo gótico, mandado edificar por D. Afonso IV pela vitória na Batalha do Salado travada em 1340.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Visitar Portugal

(Distância: 358 m E)
Foi mandada reedificar por D. João I, em finais do século XIV, pelo voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota.

Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco - Visitar Portugal

(Distância: 397 m SE)
Templo de estilo gótico tendo sofrido alterações, principalmente durante o século XVIII em que sofreu uma profunda remodelação de que apenas ficou com o pórtico e a cabeceira.

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães - Visitar Portugal

(Distância: 440 m NE)
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

Paço dos Duques de Bragança

Paço dos Duques de Bragança - Visitar Portugal

(Distância: 676 m NE)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.

gif