Igreja de S. Dâmaso
Igreja de S. Dâmaso
A Igreja de S. Dâmaso começou a ser construída no século XVII e terminou no século seguinte.
Igreja de S. Dâmaso

A igreja de São Dâmaso provêm de um testamento cujo herdeiro universal é a Irmandade das Chagas e Cordão de São Francisco, na condição de estes edificarem uma capela para o serviço da Irmandade e um hospital para o tratamento dos eclesiásticos mais pobres e seculares igualmente pobres de Santa Comba.

Assim foram realizadas as condições testamentárias pela Irmandade que comprou umas casas e terrenos no centro do burgo de Guimarães, tendo como início provável o ano de 1636. Uma edificação um tanto complicada, pois o seu término só aconteceria no século seguinte, o século XVIII.

Na primeira metade do século XVII foi terminada a capela-mor e a construção do corpo e da fachada. Na última década deste mesmo século foi necessária uma base de sustento até aos alicerces, na parede nascente da capela-mor, dado que o estado de ruína era evidente, sendo mandado executar o retábulo.

Entretanto, terminada a obra da capela-mor, seria a vez da nave a passar pelo mesmo como do outro corpo, obrigando-a igualmente ir à base dos alicerces porque também denotava um estado de ruína.

Dois anos depois da entrada do novo século, o templo religioso não só terminaria as obras como também eram colocadas os quatro retábulos da nave, dando por concluída a edificação da Igreja. Em 1720 dá-se a colocação dos azulejos historiados sobre São Dâmaso e, em 1784, a torre sineira. Esta homenagem ao São Dâmaso deve-se em virtude de ser originário de Guimarães e de ter sido Papa no século V.

Em 1960, devido ao projeto de renovação da urbanização da cidade, foi decidida a transladação e reconstrução do templo no campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães, onde se deu a inauguração da nova paróquia. Decorria o ano de 1967 e ali permanece até aos agora.

Descrição

Desenvolvido longitudinalmente com a fachada orientada a poente, planta retangular e formada por nave única e capela-mor mais estreita.

A fachada principal é rematada por um frontão triangular com cruz sobre acrotério.

O portal é rasgado em verga reta e enquadrado por pilastras rematadas por mísulas em folha de acanto e coroado por um frontão triangular, cuja base e em posição central apresenta as armas do Papa São Dâmaso.

Adossada a esta à esquerda, está a torre sineira.

Localização

Este ponto está situado na localidade Guimarães, na freguesia Oliveira, São Paio e São Sebastião.

Coordenadas GPS: N 41 26.983' W 008 17.279'  (41.44972, -8.28798)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Castelo e Torre de Menagem

Castelo e Torre de Menagem - Visitar Portugal

(Distância: 308 m SW)
Este castelo é um dos símbolos mais representativos de Portugal como a não menos importante figura da nação como é a de D. Afonso Henriques, que mudou o rumo desta parte do território.

Capela de São Miguel

Capela de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 385 m SW)
Construção do início do século XII, mandado pelo Conde D. Henrique, de estilo românico de construção arquitetónica simples e de pequenas dimensões.

Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos

Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos - Visitar Portugal

(Distância: 403 m SW)
Situada em plena colina sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento no século XVII, mais tarde transformado em Hospital.

Paço dos Duques de Bragança

Paço dos Duques de Bragança - Visitar Portugal

(Distância: 447 m SW)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães - Visitar Portugal

(Distância: 709 m SW)
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

Praça de São Tiago

Praça de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 830 m SW)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.

Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 845 m SW)
Situada no núcleo histórico de Guimarães, com a fachada principal para o Largo da Oliveira, a sua edificação iniciou-se no reinado de D. João I no séc. XIV, com uma remodelação no século XVIII.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Visitar Portugal

(Distância: 852 m SW)
Foi mandada reedificar por D. João I, em finais do século XIV, pelo voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota.

Padrão do Salado

Padrão do Salado  - Visitar Portugal

(Distância: 862 m SW)
Padrão do Salado é um monumento comemorativo em estilo gótico, mandado edificar por D. Afonso IV pela vitória na Batalha do Salado travada em 1340.

Camélia-japoneira

Camélia-japoneira - Visitar Portugal

(Distância: 969 m E)
Uma árvore com 300 anos, está localizada nos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães. O cuidado de que foi alvo ao longo dos séculos levou à forma geométrica atual, estando integrada num jardim histórico. Está classificada de Interesse Público desde 2022.

gif