Convento de Santo António dos Capuchos
Convento de Santo António dos Capuchos
Situada em plena colina sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento no século XVII, mais tarde transformado em Hospital.
Convento de Santo António dos Capuchos

Situada em plena colina sagrada, a Igreja de Santo António dos Capuchos é atualmente o que resta do convento com o mesmo nome, do qual não se pode excluir, revelando que este conjunto conventual acabou por ser um tanto polémico desde o início da sua edificação. Passaram-se três séculos.

Tudo começou no ano de 1662 quando D. Afonso VI autorizou o início das obras de construção do Convento dos Frades Capuchinhos de Guimarães, com intenção de usarem as pedras dos arruinados Paços dos Duques de Bragança, das muralhas da Vila e do Castelo.

Claro que esta ideia de utilizar estas pedras foi alvo de contestação por parte do povo e da nobreza. No entanto as obras continuaram e, devido à contestação, os frades que até então ocupavam a Igreja de São Miguel do Castelo decidiram ocupar as dependências conventuais inacabadas.

Na quarta década do século XVIII os frades solicitaram à Câmara um empréstimo para a reconstrução da igreja. Ainda nesta década realizou-se a construção da sacristia sob a tutela do Frei António de Bastos.

Na segunda metade deste mesmo século realizou-se a edificação da capela e cruzeiro e da colocação dos retábulos colaterais, e no início do século XIX realizou-se a colocação do órgão e retábulo-mor.

Chegou-se ao ano de 1833 e consequentemente a extinção das Ordens Religiosas, mas só em 1842 o Convento dos Capuchos foi adquirido por venda à Santa Casa da Misericórdia para aí ser construído o novo hospital, o que permitiu novas obras de adaptação para albergar esta nova instituição. Em virtude destas obras as dependências conventuais quase desapareceram, transformadas em enfermarias e restando apenas a igreja, a sacristia e os claustros.

Iniciou-se assim um novo processo como Hospital de Santo António dos Capuchos, em 1867, ano em que se deram por concluídas as obras do hospital, sendo o antigo abandonado definitivamente. Assim esta instituição se manteve até 1991, ano em que a deram por encerrada com deslocação para o atual hospital.

Descrição

A igreja de fachada barroca está delimitada por cunhais de pilastras, rematada por espaldar recortado com edícula ao centro, possuindo na mísula as armas da Ordem Franciscana, e ladeada por pináculos.

Apresenta uma planta longitudinal, formada por uma única nave e capela-mor retangular.

No primeiro registo abrem-se três arcos de volta perfeita, com acesso a uma nártex com azulejos barrocos joaninos. No seguindo registo temos um janelão recortado e ladeado por dois nichos com as imagens de São Francisco e Santo António.

Classificação

Como edifício independente não tem qualquer classificação, contudo está incluso na Zona Especial de Proteção do Conjunto do Castelo, Igreja de São Miguel e Paço dos Duques de Bragança. Igualmente está incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães.

Localização

Este ponto está situado na localidade Guimarães, na freguesia Azurém.

Coordenadas GPS: N 41 26.863' W 008 17.521'  (41.44772, -8.29202)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de São Miguel

Capela de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 89 m SE)
Construção do início do século XII, mandado pelo Conde D. Henrique, de estilo românico de construção arquitetónica simples e de pequenas dimensões.

Castelo e Torre de Menagem

Castelo e Torre de Menagem - Visitar Portugal

(Distância: 108 m E)
Este castelo é um dos símbolos mais representativos de Portugal como a não menos importante figura da nação como é a de D. Afonso Henriques, que mudou o rumo desta parte do território.

Paço dos Duques de Bragança

Paço dos Duques de Bragança - Visitar Portugal

(Distância: 138 m SE)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães - Visitar Portugal

(Distância: 380 m S)
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

Igreja de São Dâmaso

Igreja de São Dâmaso - Visitar Portugal

(Distância: 403 m NE)
A Igreja de S. Dâmaso começou a ser construída no século XVII e terminou no século seguinte.

Praça de São Tiago

Praça de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 495 m S)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.

Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 521 m S)
Situada no núcleo histórico de Guimarães, com a fachada principal para o Largo da Oliveira, a sua edificação iniciou-se no reinado de D. João I no séc. XIV, com uma remodelação no século XVIII.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Visitar Portugal

(Distância: 534 m S)
Foi mandada reedificar por D. João I, em finais do século XIV, pelo voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota.

Padrão do Salado

Padrão do Salado  - Visitar Portugal

(Distância: 545 m S)
Padrão do Salado é um monumento comemorativo em estilo gótico, mandado edificar por D. Afonso IV pela vitória na Batalha do Salado travada em 1340.

Largo do Toural

Largo do Toural - Visitar Portugal

(Distância: 714 m SW)
A partir do século XVII, foi o primeiro largo existente extramuros, junto da porta principal da vila, onde começaram a realizar comercio de bovinos e outros produtos.

gif