Esta igreja, dedicada a São Tomé, foi devorada por um incêndio em julho de 1973, tendo sido reconstruída em 11 meses. É uma igreja moderna, em granito polido e mármore.

Capela-mor

A parede frontal da capela-mor é em mármore cinzento e acastanhado, num desenho que pensamos que seja alusivo ao despontar do Sol.

Ao centro, Cristo Crucificado; aos pés da Cruz, está um altar em granito polido, de linhas muito modernas, com um sacrário moderno também. À direita, encontra-se S. Tomé – o padroeiro – de madeira (1.70). À esquerda, Santo António, igualmente em madeira (1.70).

O altar «Versus populo» é também em granito polido. À direita deste altar há uma antiga pia baptismal em granito lavrado. Junto desta pia baptismal encontra-se uma pedra arredondada, destinada à colocação de uma vela que arde, como é costume, durante a cerimónia do baptismo.

Na parede lateral direita, acima da pia baptismal, há, em azulejos, uma representação do baptismo de Cristo, tendo a data de 1974.

Capelas Laterais

Um arco cruzeiro separa a capela-mor do corpo da igreja. Junto ao arco cruzeiro, encostadas à parede, há duas colunas de granito polido com as seguintes imagens: À direita, o mártir S. Sebastião, em madeira (1.50) e à esquerda S. Bento, em madeira (1.50).

No corpo da igreja, há quatro altares, todos iguais. São formados por um arco em pedra que encosta à parede, ao qual se segue cimento rosa.

As imagens assentam em mísulas de pedra. A pedra do altar está apoiada em duas colunas também em pedra. Estes altares têm as seguintes imagens: À direita, o Sagrado Coração de Jesus, em madeira (1.70) e santa Teresinha, em madeira (1,70). À esquerda, Nossa Senhora de Fátima, em madeira (1.50) e S. José com o Menino, também em madeira, medindo respectivamente, (1.77 e 1.00). Todas estas imagens são modernas. Datam da restauração da Igreja.

Corpo da Igreja

O teto é em cachetone, de castanho. Toda a igreja possui um lambrim em azulejo.

Há cinco pias de água benta, antigas, em granito lavrado, duas à entrada da porta principal e uma à entrada de cada porta lateral.

O coro é amplo, de cimento, tendo escadas de acesso, também em cimento, que partem do corpo da Igreja. A grade do coro é em madeira trabalhada.

Nas paredes, há uma via-sacra, em madeira. A igreja tem vitrais, modernos, com desenhos futuristas.

No fundo da igreja, à esquerda, na dependência onde antigamente estava a pia baptismal, aparecem as seguintes imagens, colocadas em mísulas de madeira:  O Menino Jesus, de madeira (0.43); Santa Luzia, em madeira (0.70): S. Tomé - uma bela e antiga imagem, que figurava na igreja antes das obras de restauro, em madeira (0.75m); S. Brás, de madeira (0.48) e Santo Amaro, de madeira (0.55). São imagens preciosas.

Portas

À entrada da porta principal (dentro do edifício católico, no lado direito), lê-se numa lápide, a seguinte inscrição: «No dia 11 de Agosto de 1974 - M.C.M. LXXIV – foi sagrada esta Igreja por Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor D. Francisco Maria da Silva, sendo pároco o Reverendo Padre Albano Teixeira».

Esta igreja da freguesia de Travassós devia ter sido, em tempos recuados, uma pequena igreja românica, como é sobejamente provado por duas paredes da atual sacristia, em pura arquitectura românica.

Há, aqui, um lambrim de azulejo antigo e uma pia lavabo, cujo depósito é encimado por uma cruz com ornamentos, algo diferente das encontradas noutras igrejas.

(in Santos Padroeiros do Concelho de Fafe – Maria Miquelina Summavielle)

Localização

A Igreja situa-se no centro da freguesia de Travassós, junto da Rua de Sá.

Coordenadas GPS: N 41 29.549' W 008 11.765'  (41.49248, -8.19608)

Temas / Tags

Travassós, publicado em por

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar


Os Mais Próximos


Capela de Nossa Senhora das Graças
Travassós, Fafe
(443 m E)

Praia fluvial de Vinhós / Travassós
Travassós, Fafe
(1 km SE)

Igreja de São Romão
Arões (São Romão), Fafe
(4 km SW)

Parque da cidade
Fafe
(5 km S)

Igreja Matriz

O Românico na Europa e em Portugal

São Tomé


Igreja Matriz de Abambres
Abambres, Mirandela

Igreja Matriz da Correlhã
Correlhã, Ponte de Lima

Alminhas do Caminho da Costa
Vila Nova de Foz Côa

Os Mais Vistos


Lapa de Santa Margarida
Portinho da Arrábida, Setúbal

Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho

Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Estilo Barroco

Estilo Maneirista

Nossa Senhora da Graça

Palácios

Pelourinhos


Pelourinho
Castelo Bom, Almeida

Pelourinho
Castelo Mendo, Almeida

Pelourinho
Terena, Alandroal

Santa Ana


Capela de Santa Ana
Tourém, Montalegre

Capela de Santa Ana
Safara, Moura

Capela de Santa Ana
São Martinho de Mouros, Resende

São Martinho

Século XIV

Torre Sineira


A nossa Igreja
Freches, Trancoso

Antiga Igreja Matriz
Vila Pouca de Aguiar

Antiga Matriz de Alcoentre
Alcoentre, Azambuja

Antigos Paços do Concelho
Castelo Novo, Fundão