Um dos maiores emblemas é a capela de Nossa Senhora das Graças, que começou a ser construída em 1860, num local designado por Outeiro das Cruzes. Foi dedicada ao Coração Imaculado de Maria.

Descrição

Capela de Travassós
Por N26F, CC
BY-SA 3.0
, Wikipedia

Não há altar-mor na capela. As imagens estão encostadas em mísulas a uma parede em granito polido. Ao centro, Nossa Senhora das Graças, à direita Santa Ana e, à esquerda, S. Joaquim. São imagens antigas e todas do mesmo tamanho.

Restaurada no ano de 1987, a capela tem um altar «Versus populo», em madeira, branco e dourado.

Esta Capela está preparada para todas as cerimónias litúrgicas.Todos os anos, no último Domingo de agosto, se realiza uma festa em honra de Nossa Senhora das Graças, que é uma das maiores romarias do Concelho.

Há ainda mais duas imagens de Nossa Senhora das Graças, nesta Capela: uma, figura sobre a pedra do antigo púlpito (que já não existe) é a que vai na procissão, no dia da festa, e outra, mais pequenina, que vai na procissão das velas. Tem ainda um coro-alto, uma torre e sino, o que lhe dá o aspecto de uma pequena igreja.

Pensa-se que esta capela esteja ligada a uma brasileira, como se consta uma árvore natural dos lados do Brasil junto à capela.

(sem indicação do autor)

Localização

A capela está situada numa pequena elevação junto da Rua da Capela.

Coordenadas GPS: N 41 29.490' W 008 11.456'  (41.49150, -8.19093)

Temas / Tags

Travassós, publicado em por