À saída da cidade para Barcelos, num recinto arborizado, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde edificada no século XVI.

A Capela

Capela N Sra da Saúde
Frontal
Capela N Sra da Saúde
Lateral esquerda

À saída da cidade para Barcelos, num recinto arborizado, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde. Foi edificada no século XVI substituindo a capela primitiva, que era devotada a São Sebastião.

Antecedente

No final do século XVIII, princípio do XIX, foi destruída e reerguida um pouco mais a sul, onde atualmente se situa. Em 1902 a capela passou a chamar-se Nossa Senhora de Saúde, tornando-se na Padroeira e mantendo-se assim até à atualidade.

Estrutura

De planta longitudinal, é formada por uma só nave e o altar-mor numa capela-mor mais estreita. Tem ainda uma pequena sacristia e a torre sineira.

Com uma fachada em frontão contracurvado em granito, num estilo entre o barroco e o neoclássico, apresenta o portal em arco abatido. Este é ladeado por duas janelas retangulares e encimado por uma janela com sacada de guarda de ferro.

No interior destacam-se os retábulos neoclássicos.

Na parede sul está um painel de azulejos com a imagem de Nossa Senhora da Saúde.

Espaço Envolvente

Capela N Sra da Saúde
Capela e coreto

Sendo o maior espaço verde de Esposende, além da capela e da sua devoção, a afluência a este local é grande, tanto para a capela como para piqueniques e passeios.

Tem ainda um coreto que estava em mau estado, tal como uma fonte. Em 2016 a Câmara Municipal procedeu a obras de requalificação e melhoramento da capela e de todo o espaço envolvente. Foi melhorado todo o recinto, incluindo o coreto e a fonte, instaladas mesas para piqueniques e alterado o pavimento em volta da capela para um chão em cubos de granito. Foram também plantadas mais árvores.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 31.912' W 008 46.512'  (41.53187, -8.77520)

Referências

Esposende, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes