Uma cidade como a de Braga, que merece o melhor, tem no elevador do Bom Jesus do Monte um dos seus ex-libris. Na altura da finalização era o único existente na Península Ibérica, e atualmente o único do género a funcionar numa escala mundial.

Construção

Ascensor do Bom Jesus
Entrada Inferior
Ascensor do Bom Jesus
Entrada Inferior
Ascensor do Bom Jesus
Entrada Superior

Uma cidade como a de Braga, que merece o melhor, tem no elevador do Bom Jesus do Monte um dos seus ex-libris. Na altura da finalização era o único existente na Península Ibérica, e atualmente o único do género a funcionar numa escala mundial.

A sua construção deve-se a um empresário bracarense do século XIX, de seu nome Manuel Joaquim Gomes. O projeto é da autoria de dois nomes consagrados da engenharia na altura, Nikolaus Riggenbach e Raul Mesnier. A finalização e consequentemente a inauguração deu-se no ano de 1882.

Entretanto com a expropriação em 1914 da Companhia de Carris e Elevador do Bom Jesus, a Autarquia passou a ser responsável pelos transportes públicos na cidade.

Descrição

Situado no Monte do Bom Jesus, o funicular acompanha paralelamente a escadaria do Santuário do Bom Jesus pelo monte acima. Tem uma inclinação de 42% e de mais de 100 metros de desnível, num percurso de 274 metros.

Ascensor do Bom Jesus
Cabine do elevador
Ascensor do Bom Jesus
Cabine do elevador
Ascensor do Bom Jesus
Cabine do elevador

Cada uma destas interessantes cabines, que faz o percurso num sobe ou desce durante três minutos, tem uma capacidade para quarenta pessoas mais o condutor/cobrador, sendo trinta e dois lugares sentados e os restantes em pé.

Funcionamento

Ascensor do Bom Jesus
Ascensor do Bom Jesus
Cabines em contrapeso
Ascensor do Bom Jesus
Ascensor do Bom Jesus
Carris e Cabo

O funicular é composto por duas cabines que se movem sobre carris e que estão ligadas entre si por um cabo de aço. Estas cabines sobem e descem, alternadamente e em simultâneo, em vias paralelas.

Ascensor do Bom Jesus
Ascensor do Bom Jesus
Processo do contrapeso da Água

As cabines têm um depósito de água que se enche no plano superior e esvazia no inferior. A quantidade de água é em função dos passageiros existentes.

No momento da partida o condutor da cabine inferior informa o da superior por um sinal sonoro a quantidade de passageiros nessa cabine. Então, o condutor da cabine superior vai encher o depósito com uma quantidade de água de acordo com o sinal que recebeu do inferior e de acordo com o número de passageiros nessa cabine.

O peso da água em conjunto com o peso dos passageiros faz então descer esta cabine e subir a oposta. Cada cabine tem ainda um travão para fazer regular o andamento e para abrandar e parar antes de atingir os batentes no final do percurso.

Estas cabines não têm motor e são abertas, sem portas nem janelas. Assim, o único som que se ouve em todo o percurso é o do rolamento das rodas da cabine nos carris e o som das aves ou do vento nas árvores dispostas ao longo do percurso, eventualmente com o som das conversas dos passageiros.

Classificação

Esta pérola da cidade de Braga está classificada como Imóvel de Interesse Público

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.279' W 008 22.856'  (41.55465, -8.38093)

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