Capela de S. Frutuoso
Capela de S. Frutuoso
A Capela São Salvador ou São Frutuoso de Montélios, é dos templos religiosos de Portugal mais incontornáveis da Alta Idade Média. Muito antes da Nacionalidade se formar, a edificação desta capela remonta ao século VII.
Capela de S. Frutuoso
Capela de S. Frutuoso
Capela de S. Frutuoso
Capela ao lado da
Igreja Paroquial

A edificação desta capela remonta ao século VII, nomeadamente durante a época visigótica. Esteve a cargo do São Frutuoso, Bispo de Dume e de Braga, tendo escolhido este espaço para ser sepultado.

Todavia, este testemunho raro da época altimedieval, não tem quaisquer semelhanças com outros templos no território nacional, o que levou a interpretações e contestações quanto à verdadeira datação do monumento.

São Frutuoso

Acreditando que a capela servia de mausoléu de São Frutuoso, estudos posteriores argumentam para uma cronologia que ronda o início do século X, quando o túmulo do Bispo foi renovado, no âmbito do repovoamento de Afonso III. Foi nesta época em que a região foi reconquistada e repovoada que a capela foi objeto de uma reconstrução da qual adquiriu o aspeto interior que hoje existe.

Capela de S. Frutuoso
Capela de S. Frutuoso
Capela de S. Frutuoso
Arcadas triplas que antecedem as ábsides

Estrutura

Um exemplar raro que vai provocar igualmente uma planta rara, seguindo por isso um modelo orientalizado (ravenaico-bizantino), que na altura era vigente em Toledo, capital do Reino, em que se desenvolvia em cruz grega. O exterior era formado por arcos cegos, alternado com arcos de volta perfeita e em mitra. Uma torre quadrangular sobrepõe-se ao cruzeiro, com cobertura em quatro águas.

Capela de S. Frutuoso
Capela de S. Frutuoso
Pormenor do capitel e parte do friso

Devido à reconstrução do interior, neste as ábsides, que eram inicialmente quadrangulares, passaram a ter forma semi-circular e à entrada de cada uma se forma uma arcada tripla em forma de ferradura.

Capela de S. Frutuoso
Capela de S. Frutuoso
Campa do S. Frutuoso e inscrição na parede

A partir do século XVII a capela de São Frutuoso foi anexada à que é hoje a Igreja Paroquial da Freguesia, existindo uma passagem no interior desta que dá acesso a capela, e que na altura fazia parte do Convento São Francisco. O restante imóvel correspondia à parte Conventual da Ordem.

Classificação

A capela está classificada como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Real, na freguesia Real, Dume e Semelhe.

Coordenadas GPS: N 41 33.607' W 008 26.333'  (41.56012, -8.43888)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Casa dos Maciéis Aranhas

Casa dos Maciéis Aranhas - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
O edifício que serviu de residência da Família Maciéis Aranhas foi um dos poucos sobreviventes no desenvolvimento deste Campo da Vinha, atualmente denominado de Praça do Conde de Agrolongo.

Igreja e Convento do Pópulo

Igreja e Convento do Pópulo - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
O conjunto Conventual do Pópulo foi construído em parte por capricho do Arcebispo Frei Agostinho de Jesus que pretendia ter uma sepultura num local que achasse condigno.

Palácio dos Biscaínhos

Palácio dos Biscaínhos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Palácio aristocrático datado do século XVI, com os seus grandes salões, terraços, jardins, mostra a sua verdadeira imponência.

Igreja e Convento do Salvador

Igreja e Convento do Salvador - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Atualmente conhecido como Lar Conde de Agrolongo, o antigo Convento do Salvador teve a sua edificação no final do século XVI.

Igreja do Carmo

Igreja do Carmo - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
A Igreja do Carmo é uma das muitas que atualmente se resume só ao templo religioso, mas pertenceu no início ao conjunto conventual dos Carmelitas.

Câmara Municipal de Braga

Câmara Municipal de Braga - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
O edifício dos Paços do Concelho é uma edificação entre os anos de 1753 e 1755. Teve a contribuição repartida entre o senado da cidade e o Arcebispo D. José de Bragança, irmão do Rei D. João V.

Fonte das Hortas

Fonte das Hortas - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Fonte maneirista do século XVI, no centro do jardim no Campo das Hortas, foi mandada edificar em 1594 pelo Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus.

Braga Medieval

Braga Medieval - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Desde o século III que Braga é rodeada por uma cerca, delineada por uma planta poligonal. Parte desta cerca viria a ser utilizada no século XI para o perímetro urbano correspondente a norte.

Arco da Porta Nova

Arco da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
O Arco da Porta Nova é a porta de entrada na cidade de Braga. Foi aberta em 1512, no tempo de Arcebispo D. Diogo de Sousa.

Casa Grande

Casa Grande - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Este edifício, mandado edificar para servir de residência da Família, foi considerado na época como o mais significativo das construções extra-muros da cidade de Braga.

gif