Este templo religioso de Nossa Senhora da Consolação foi edificado no decorrer do século XVI, não havendo a certeza de quem mandou construir, pois a Confraria nascia apenas em 1517.

História

Capela de Nossa Senhora da Consolação
Capela de Nossa Senhora da Consolação
Capela de Nossa Senhora da Consolação

À semelhança do Monte de Santa Marta das Cortiças, o Monte da Consolação dá igualmente o nome ao Castro e à Capela.

A capela está situada mesmo ao lado do castro, talvez a simbolizar a transferência de um lugar pagão, em homenagem a alguma divindade mitológica, para um lugar cristão, com a edificação de um templo religioso.

Este templo religioso de Nossa Senhora da Consolação foi edificado no decorrer do século XVI, não havendo a certeza de quem mandou construir, pois a Confraria nascia apenas em 1517. Também por esclarecer está se o atual templo corresponde à primitiva ou se é uma construção posterior, nomeadamente do século XVIII, acreditando-se no entanto que corresponde à segunda possibilidade.

Estrutura e Fachada

Capela de Nossa Senhora da Consolação

Desenvolvida longitudinalmente de planta retangular e edificada em granito, é formada por nave retangular e capela-mor. A fachada tem no maior rasgo a porta em moldura reta ladeada por duas pequenas janelas quadradas e encimada por uma de maiores dimensões, também quadrada. A rematar, dois pináculos piramidais e, ao centro, a cruz latina.

Torre sineira

Ao lado esquerdo da entrada da capela vemos a torre sineira situada à frente do espaço da sacristia. Esta tem uma dimensão, relativa à capela, bastante superior ao habitual com um sino também de grandes dimensões.

A sineira é sobreposta por um arco de volta perfeita, e a rematar dois pináculos em forma de vasos tendo ao centro um para-raios em forma de cruz.

Interior

Capela de Nossa Senhora da Consolação

O interior é de uma simplicidade, em que o arco triunfal de volta perfeita separa a nave e capela-mor, tendo esta um retábulo dourado e branco dos finais do século XVIII.

Ao centro, a imagem da padroeira é ladeada pelas imagens de São Joaquim e de Santa Ana. Esta imagem substitui a que estava ali anteriormente e que agora se encontra na sacristia.

Na nave existe ainda um altar lateral e, na parede oposta, as imagens de Santo António e de São José.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 32.996' W 008 23.168'  (41.54993, -8.38613)

Referências

Temas / Tags

Nogueiró, publicado em por