Este pequeno templo religioso, que tem como única referência a data de 1567, foi mandado construir pelo padre da freguesia de então, Baltasar Carneiro, segundo indicações numa lápide no interior da capela-mor.

Construção

Capela do Espírito Santo
Capela do Espírito Santo
Capela do Espírito Santo

Este pequeno templo religioso, que tem como única referência a data de 1567, foi mandado construir pelo padre da freguesia de então, Baltasar Carneiro, segundo indicações numa lápide no interior da capela-mor. Também segundo a mesma inscrição, a capela foi reformulada com um aumento custeado pela Confraria em 1825.

Estrutura e Fachada

Desenvolve-se longitudinalmente com uma planta retangular, formada por nave e capela-mor. Adossada a esta, à esquerda, está a sacristia à qual o acesso é por uma porta na base de uma pequena torre que alberga o sino.

A fachada em empena triangular possui o rasgo do portal principal em moldura de verga reta ladeada por duas pequenas janelas quadrangulares. Antecede-lhe um alpendre em pedra constituído por oito colunas onde assenta o telhado. A porta principal é encimada por uma janela quadrangular que ilumina a nave.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 31.877' W 008 24.056'  (41.53128, -8.40093)
Nogueira, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes