Cruzeiro de Tibães
Cruzeiro de Tibães
O Cruzeiro está situado à entrada do Largo do Mosteiro, desconhecendo-se por completo a verdadeira data da sua edificação.
Cruzeiro de Tibães
Cruzeiro
de Tibães

Seguindo as linhas clássicas com uma construção erudita, atribuiu-se a sua parecença com os cruzeiros existentes no Campo das Carvalheiras e da Senhora-a-Branca.

Descrição

Cruzeiro de Tibães
Cruzeiro de Tibães
Cruzeiro de Tibães
Cruzeiro de Tibães
As quatro faces do paralelepípedo com relevos distintos

O Cruzeiro ergue-se sobre um soco de nove degraus quadrangulares, onde assenta um paralelepípedo retangular em altura, com as quatro faces decoradas com relevos de desenhos distintos. Nas fotos, a segunda mostra o emblema Beneditino.

Cruzeiro de Tibães
A parte inferior
do fuste

Segue-se o fuste formado por uma coluna monolítica cilíndrica, toda ela decorada, com a parte inferior com motivos estrelados e a superior com caneluras.

Cruzeiro de Tibães
O capitel coríntio

O capitel, seguindo a linha mais erudita, toma a forma mais pura da ordem coríntia. A rematar, um pequeno acrotério com uma esfera que serve de base a uma cruz latina, de secção quadrada, com o remate por pontas de diamante.

Classificação

Este Cruzeiro está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Este ponto está situado na localidade Mire de Tibães, na freguesia Mire de Tibães.

Coordenadas GPS: N 41 33.466' W 008 28.727'  (41.55777, -8.47878)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Mosteiro de São Martinho de Tibães

Mosteiro de São Martinho de Tibães - Visitar Portugal

(Distância: 173 m S)
O Mosteiro de São Martinho de Tibães remonta ao período anterior à Nacionalidade ao ser fundado na segunda metade do século XI.

Capela de São Frutuoso

Capela de São Frutuoso - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
A Capela São Salvador ou São Frutuoso de Montélios, é dos templos religiosos de Portugal mais incontornáveis da Alta Idade Média. Muito antes da Nacionalidade se formar, a edificação desta capela remonta ao século VII.

Casa Grande

Casa Grande - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
Este edifício, mandado edificar para servir de residência da Família, foi considerado na época como o mais significativo das construções extra-muros da cidade de Braga.

Fonte das Hortas

Fonte das Hortas - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
Fonte maneirista do século XVI, no centro do jardim no Campo das Hortas, foi mandada edificar em 1594 pelo Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus.

Palácio dos Biscaínhos

Palácio dos Biscaínhos - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
Palácio aristocrático datado do século XVI, com os seus grandes salões, terraços, jardins, mostra a sua verdadeira imponência.

Braga Medieval

Braga Medieval - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
Desde o século III que Braga é rodeada por uma cerca, delineada por uma planta poligonal. Parte desta cerca viria a ser utilizada no século XI para o perímetro urbano correspondente a norte.

Arco da Porta Nova

Arco da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
O Arco da Porta Nova é a porta de entrada na cidade de Braga. Foi aberta em 1512, no tempo de Arcebispo D. Diogo de Sousa.

Igreja e Convento do Pópulo

Igreja e Convento do Pópulo - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
O conjunto Conventual do Pópulo foi construído em parte por capricho do Arcebispo Frei Agostinho de Jesus que pretendia ter uma sepultura num local que achasse condigno.

Cruzeiro das Carvalheiras

Cruzeiro das Carvalheiras - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
Também é conhecido como Cruzeiro do Campo das Hortas, devido ao local onde esteve originalmente antes da sua deslocação até à sua posição atual, o Largo das Carvalheiras.

Casa dos Maciéis Aranhas

Casa dos Maciéis Aranhas - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
O edifício que serviu de residência da Família Maciéis Aranhas foi um dos poucos sobreviventes no desenvolvimento deste Campo da Vinha, atualmente denominado de Praça do Conde de Agrolongo.

gif